domingo, 30 de março de 2014

PALHACEATA 2014 - POR UMA CULTURA DE PAZ - IMAGENS

Manifestação espontânea de palhaços e afins, sem qualquer acepção religiosa ou política, na qual se comemora o DIA MUNDIAL DO TEATRO e o DIA NACIONAL DO CIRCO (27 de março). 

Além desta comemoração os outros objetivos são o de chamar a atenção para uma CULTURA DE PAZ e o de dissipar a alegria, a tolerância e o fazer o bem.

Em 2014, a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS apoiou e participou ativamente este evento, com vários alunos e integrantes de seu elenco principal se juntando aos cerca de 100 palhaços que desfilaram alegria nesta "passeata do bem", que se concentrou no Dragão do Mar e foi até a estátua de Iracema, onde foram apresentados números de improviso.

Clique AQUI para saber como foi o PLANEJAMENTO E CONVIDADOS.

Veja slides desta PALHACEATA:


Clique AQUI para acesso às fotos:
PALHACEATA 2014 - POR UMA CULTURA DE PAZ - IMAGENS

sexta-feira, 28 de março de 2014

CAPACITAÇÃO PERMANENTE: OFICINA DE MALABARISMO E MANIPULAÇÃO DE CHAPÉUS

A CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS possui cinco linhas permanentes de trabalho e, como sua primeira linha de atuação, a PESQUISA DE LINGUAGENS DAS ARTES CÊNICAS é o suporte para as demais linhas.

Além disso, temos um programa de CAPACITAÇÃO PERMANENTE dos integrantes de nosso Elenco. Em razão disso, estamos sempre buscando a participação em cursos, oficinas, intercâmbios e workshops.

Sendo assim, participamos da oficina de malabarismo e manipulação de chapéu, ministrada pelo artista peruano Rodrigo Möller, dentro da programação do FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ.

O artista plural Tonico Lacerda Cruz vivenciou todas as técnicas para poder repassar aos demais integrantes do nosso elenco e aos nossos alunos. As fotos são de Iara Lissa.

Foram três dias de muitas vivências, treinamentos e novas competências apreendidas.

As cinco linhas permanentes de trabalho da CIA. PLURAL são (clique nos respectivos links para saber mais):

quinta-feira, 27 de março de 2014

DIRETOR TONICO LACERDA CRUZ PARTICIPA DA REPORTAGEM DO JORNAL "O POVO": DIA MUNDIAL DO TEATRO

Reproduzimos, a seguir, matéria veiculada no jornal O POVO, de hoje, 27-03-2014, sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO, para a qual foram entrevistados cinco nomes de expressão do teatro cearense, entre eles, o diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, TONICO LACERDA CRUZ.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver MENSAGEM ITI / UNESCO PARA o DIA MUNDIAL DO TEATRO 2014.



Clique AQUI para ler a matéria no SITE DO JORNAL O POVO.

NOSSOS ALUNOS DO COLÉGIO SANTO TOMAS DE AQUINO COMEMORAM O DIA MUNDIAL DO TEATRO

Um dos colégios entre os quais a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS mantém seu CURSO LIVRE DE ARTES CÊNICAS (teatro - circo - mímica) é o COLÉGIO SANTO TOMAS DE AQUINO, onde mantém turmas infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta.

Comemorando a data de hoje, 27 de março - Dia mundial do Teatro e Dia nacional do Circo, os alunos da turma infanto-juvenil realizaram uma "Palhaceata" pelo colégio, visitando todas as salas (da educação infantil ao ensino médio), sem deixar de lado a sala da direção, que recebeu os alunos com seu tradicional carinho.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para saber sobre o CURSO LIVRE DE ARTES CÊNICAS.

Clique AQUI para ir ao SITE DO COLÉGIO SANTO TOMAS DE AQUINO.

Veja slides desta “Palhaceata”:


Clique na imagem abaixo para acesso às fotos:
DIA MUNDIAL DO TEATRO - ALUNOS DO COLÉGIO SANTO TOMAZ DE AQUINO COMEMORAM

DIA MUNDIAL DO TEATRO - NÃO SE PODE PRECISAR PORQUE SE AMA A ARTE

O teatro merece ser COMEMORADO! E nós, artistas teatrais, estamos de parabéns! A reflexão a seguir explica um pouco esta nossa paixão - quase religião.  Alguns textos teatrais têm a lição de vida dos evangelhos, e, por isso, poderiam ser incluídos em um "livro sagrado do ator". O texto abaixo é um destes:

O MELHOR DE MIM (De "Viva a ópera!" / 2003)
                            (de Carl Schumacher)
"Não se pode precisar porque se ama a Arte.

Ama-se e pronto.

Isso vem definitivo como uma maldição... ou uma bênção.

É preciso se expor, se dar, se fazer lágrima ou sorriso na vida do outro. E isso é só o que se sabe. É tudo o que se sente.

Fazer os outros felizes: é o que nos alimenta, nos sustenta, nos mantêm vivos.

Através de nossos gestos, de nossos versos, queremos curar os que choram e elevar os que ignoram.

Representamos, fingimos, brincamos o faz-de-conta e assim nem percebemos a solidão, as dívidas, os vírus, a idade, a dor.

Não temos tempo de sofrer, pois que nossa missão é Não-Ser. Porque para o público dizemos, criamos, cantamos, dançamos, tocamos, sentimos o que ELE quer ver e ouvir.

Para despertar nele a catarse e banir de sua vida as emoções malsãs, nos anulamos em excelsa doação.

Somos os portadores da esperança, o paliativo das almas enfermas, a panacéia dos aflitos, os mensageiros da alegria.

Nosso céu estrelado pode ser a abóbada iluminada de um grande teatro ou a lona de um circo. Nosso leito de amor as tábuas corridas de um grande palco ou a serragem suada do picadeiro. Nossa única razão de ser o público.

Por ele nos transmutamos em personagens que, por mais humildes, sempre vencem os poderosos. Heróis que sempre derrotam os vilões, os puros de coração, os que sabem perdoar. Ou tudo ao contrário, nem nos importa.

E nos esmeramos na busca do verso mais claro, da rima mais preciosa, do gesto mais rebuscado, da nota mais afinada. Nos esquecemos na busca do melhor traje, do melhor traço, do olhar mais agudo, do tom mais sublime. Isso nos desconcerta e nos domina, nos descontrola mas nos impulsiona.

Quando o aplauso não vem, o Artista amaldiçoa sua profissão e rasga a sua fantasia e chora e pragueja e jura o abandono da ribalta. Mas por mais que fuja, o sonho lhe corre atrás e sempre o alcança e o derruba e o vence.

E, às vezes em carne viva, em frangalhos e feridas, cicatrizes e tropeços, o Artista ergue-se trôpego ante a primeira inspiração boba que passa na brisa e vai outra vez mergulhar de cabeça na expectativa de fazer sorrir alguém. De fazer sonhar e amenizar as dores do mundo.

E assim, entre glórias efêmeras e cumprimentos difusos, o Artista vive.

E, do fundo de seu peito, um grito ecoa para toda a gente: 

Me dêem oportunidade para que eu possa lhes dar o melhor de mim!"

(Carl Schumacher, "O melhor de mim", de "Viva a Ópera!" / 2003)

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Clique AQUI para saber sobre o DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver MENSAGEM ITI / UNESCO PARA o DIA MUNDIAL DO TEATRO 2014.

domingo, 23 de março de 2014

CURSO DE CIRCO PARA CRIANÇAS - CASA DA TIA LÉA - 2014

A CIA.PLURAL DE ARTES CÊNICAS, desde agosto de 2013, ministra aulas de CIRCO para os alunos da escola infantil CASA DA TIA LÉA, que atende crianças desde o berçário até o 5o. ano do Ensino Fundamental.

O principal objetivo dos nossos cursos voltados para o público infantil é contribuir para o desenvolvimento das crianças, a partir de vivências lúdicas (para elas tudo é uma grande brincadeira), utilizando ferramentas pedagógicas nascidas no Teatro e no Circo. Sem se aperceberem, elas vão desenvolvendo suas potencialidades, transformando-as em habilidades.

Além da CASA DA TIA LÉA, a CIA. PLURAL mantém parcerias com outros colégios de Fortaleza, onde ensina para crianças, adolescentes e adultos. 

As cinco linhas permanentes de trabalho da CIA. PLURAL são (clique nos respectivos links para saber mais):


Clique AQUI para saber sobre as AULAS MINISTRADAS EM 2013

Clique AQUI para ver imagens da OFICINA DE CIRCO REALIZADA NA COLÔNIA DE FÉRIAS DE DEZEMBRO/2013.

Clique AQUI para ver imagens da OFICINA DE CIRCO REALIZADA NA COLÔNIA DE FÉRIAS DE JULHO/2013.

Clique AQUI para saber sobre o nosso permanente CURSO LIVRE DE CIRCO, aberto ao público em geral (crianças, jovens e adultos).

Clique AQUI para ir ao SITE DA CASA DA TIA LÉA.

Veja abaixo slides das aulas em 2014:



Clique na imagem para acesso às fotos:

CURSO DE CIRCO PARA CRIANÇAS - CASA DA TIA LÉA – 2014

quinta-feira, 20 de março de 2014

20 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE - MENSAGEM

Publicamos abaixo, divulgação do SATED-CE, sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, comemorado em 20 de março.



Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

"Prezados Artistas e Técnicos

Abaixo estamos enviando as mensagens referente ao DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, de John Kani, Escritor, ator, diretor, Embaixador Global das Artes e de Yvette Hardie, Presidente da ASSITEJ - Associação Internacional do teatro para a Criança e Juventude.

No Brasil, nesta mesma data, comemoramos O DIA NACIONAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, oficializado pelo Congresso Nacional através da Lei 10.722/2008. O cartaz deste ano foi criado por Beatriz Salgado

SATED-CE.

Clique AQUI para ir ao FACEBOOK DO SATED-CE.

Clique AQUI para ir ao SITE DA ASSITEJ.

Mensagem de Yvette Hardie (Presidenta da ASSITEJ) - CAMPANHA 2014 - LEVE UMA CRIANÇA AO TEATRO HOJE
Yvette Hardie

Relembrando a conhecida citação de Nelson Mandela: "Entendemos e promovemos uma ideia: a de que, apesar de precisarem de orientação, as crianças também tem o direito de ser o que elas quiserem ser, e que a única maneira pela qual ela podem conseguir isso é nós lhes oferecermos espaços para os seus sonhos e para que vivam seus sonhos."

Nós da ASSITEJ estamos convencidos de que o teatro cria os espaços ideais para que as crianças possam sonhar e viver seus sonhos. As ideias de Mandela sobre as crianças foram cruciais para que ele fosse a pessoa e o líder que foi.

Nos encontros de Mandela com as crianças vemos revelada a profundidade e a dimensão da sua humanidade; sua predisposição lúdica e sua capacidade para o humor e para o prazer; sua atitude respeitosa: levava muito a sério os pontos de vista das crianças; sua crença sólida no valor da educação como a mais poderosa das ferramentas que possuímos; sua determinação em sempre encontrar tempo para as crianças, mesmo que na presença de outros líderes mundiais; e seu compromisso com as crianças através do trabalho continuado de suas fundações. Em todo ele está o selo distintivo do seu legado. Como fazedores de teatro, que tratamos de criar esses "espaços para sonhar", nos aproximamos dos nossos espectadores com o mesmo nível de humildade, respeito, boa disposição, confiança nas suas capacidades e humor que ele, Mandela, demonstrou ter?

E, de maneira mais geral, asseguramos que as crianças - TODAS as crianças, sem distinção de classe social, raça, idioma, ou qualquer outro fator - recebam espaços para sonhar suficientes e suficientemente excelentes?

Em 2014 a Declaração dos Direitos das Crianças completa 25 anos. Ela é a manifestação mais completa dos direitos das crianças que já foi concretizada, e é o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história. Mas apesar da maioria das nações ter assinado a convenção, quantas verdadeiramente levam a sério esses direitos? Quantas tornam esses direitos uma realidade?

Mas isso não é uma responsabilidade unicamente das nações. Ela também está nas nossas mãos. Neste dia 20 de março, Dia Mundial do Teatro para a Infância e a Juventude, a ASSITEJ convida todos a participar da nossa campanha: "Leve uma criança ao teatro hoje".

VOCÊ pode fazer com que as coisas sejam diferentes para as crianças e os jovens com os quais entra em contato. Ofereça a eles um espaço para sonhar, leve-os ao teatro ou leve o teatro até eles, mas faça com que esse contato mágico aconteça!

Como disse Mandela: "A história nos julgará pelas mudanças que fizemos na vida cotidiana das crianças".

Mensagem do Dr. John Kani

Nasci há setenta anos. Cresci no distrito de New Brighton, segregado racialmente, nos arredores de Port Elizabeth. A vida para mim e para muitos dos meus amigos consistia em acordar e, se tivéssemos sorte, ir à escola. Caso contrário, passávamos o dia vagando por aquele bairro marginal, vendo como nossas vidas eram desperdiçadas sob o cruel sistema de segregação racial chamado na África do Sul, meu país, de Apartheid.

Um dia, nossa professora de inglês nos levou para assistirmos uma produção de "Macbeth", de William Shakespeares, na Casa da Ópera da cidade de Port Elizabeth. Estávamos todos muito entusiasmados. Mas não por assistir a peça; era uma oportunidade de irmos à cidade. Nos deleitávamos com a expectativa pela viagem de ônibus. Nos sentamos no teatro, as luzes se apagaram lentamente na sala. A cortina se abriu e aconteceu a magia. Foi minha primeira experiência num teatro de verdade. Desde esse dia, em 1958, minha vida não foi mais a mesma. Não entendi muito da peça, mas estar naquele teatro me fez sentir que eu era parte da magia que acontecia naquele lugar. Não pude deixar de falar da peça e da experiência desse dia. Inclusive por um momento me esqueci do Apartheid, até me esqueci que vivia num arrabalde, onde se podia ver e sentir o cheiro da pobreza.

Me sentia transportado a um mundo novo, não só o da minha imaginação, mas um mundo maior ainda, cheio de possibilidades.

Sei que a educação é uma chave para todas as portas. O teatro abre a porta para sua própria imaginação.

Desde esse dia, prometi a mim mesmo que alguma vez estaria naquele lugar, contando todas as histórias que minha avó nos contava a cada noite, antes de dormir.

Levar uma criança ao teatro é um presente que faz essa criança mais forte, lhe dá o poder de querer ser escutado. Faz com que a criança, menino ou menina, creia que também tem uma história para contar e que um dia ela irá contar essa história.

Sobre John Kani

Nasceu em 1943, em New Brighton, Cabo do Leste, na África do Sul. É um ator, diretor e dramaturgo sul-africano.
John Kani
Kani uniu-se em 1965 aos Comediantes da Serpente em Port Elizabeth (grupo de atores cuja primeira apresentação foi no antigo serpentário do zoológico, daí seu nome) e ajudou a criar muitas peças que nunca foram publicadas, mas que foram representadas com grande êxito. A essas peças, seguiram-se outras, famosas: "Sizwe Banzi está morto" e "A ilha", escritas com Athol Fugard e Winston Ntshona, no começo dos anos setenta.

Kani também recebeu uma indicação ao Prêmio Olivier por seu desempenho na peça "Meus filhos, minha África!". Suas peças tem sido encenadas em todo o mundo, inclusive em Nova Iorque, onde Kani e Winston Ntshona conquistaram o Prêmio Tony em 1975 por "Sizwe Banzi está morto" e "A ilha". Estas peças atingiram mais de cinquenta apresentações no repertório do Teatro Edison.

"Nada mais que a verdade" (2002) foi a primeira peça escrita somente por Kani, e foi apresentada pela primeira vez no Teatro do Mercado, em Johannesburgo. Esta peça se passa numa África do Sul pós-Apartheid e não tem relação com os conflitos entre brancos e negros, mas com as lutas entre os negros que permaneceram na África do Sul para lutar contra o Apartheid, e aqueles que partiram para retornar somente quando o regime tivesse caído. Kani ganhou o Prêmio Flor do Cabo como Melhor Ator e Melhor Texto Dramático sul-africano. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Obie, na categoria especial, por sua extraordinária contribuição ao teatro dos Estados Unidos.

É Conselheiro da Fundação do Teatro do Mercado, fundador e diretor do Laboratório do Teatro do Mercado e Presidente do Conselho Nacional das Artes da África do Sul."

domingo, 16 de março de 2014

VEM AÍ A PALHACEATA 2014 - FORTALEZA - "POR UMA CULTURA DE PAZ"

Por uma cultura de paz e com o objetivo de celebrar o DIA MUNDIAL DO TEATRO E O DIA NACIONAL DO CIRCO (27 de março), vai acontecer em Fortaleza a PALHACEATA 2014 (no sábado, dia 29 de março).


Segundo os organizadores, a PALHACEATA é uma manifestação pública de artistas, palhaços, atores, iniciantes, amadores e profissionais, aberta a quem quiser participar sem qualquer acepção social, religiosa ou política. O intuito é proporcionar a qualquer pessoa manifestar-se dissipando alegria, energia positiva, tolerância, diversidade e, consequentemente, a PAZ.

Imagem da Palhaceata 2013
Programa para todos, indivíduos e famílias: "Vamos passear juntos, cantando, brincando e celebrando a paz"

Em 2014, a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS se une aos organizadores e abraça esta maravilhosa iniciativa, convidando a todos: artistas, grupos, alunos e amigos, para se permitirem, vestirem uma roupa colorida, colocarem uma pintura no rosto, avermelharem o nariz, abrirem um sorrisão no rosto e se juntarem a outros, para, com sorrisos, afirmarmos uma cultura de PAZ.

O evento vai acontecer no sábado, 29 de março. A concentração será no Dragão do Mar, embaixo do Planetário, a partir das 16h. A partir das 17h todos saem, devidamente caracterizados como palhaços/clowns, em passeata, pela orla, beira-mar, até a estátua de Iracema, onde haverá intervenções.


Clique AQUI para CONFIRMAR SUA PARTICIPAÇÃO DO EVENTO.

Clique AQUI para saber mais sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO e DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver IMAGENS DA PALHACEATA DE 2014

Veja abaixo, algumas imagens da PALHACEATA de 2013:





quinta-feira, 13 de março de 2014

CAPACITAÇÃO PERMANENTE - OFICINA DE COMICIDADE FEMININA: "DA GRAÇA AO RISO"

A CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS possui cinco linhas permanentes de trabalho e, como sua primeira linha de atuação, a PESQUISA DE LINGUAGENS DAS ARTES CÊNICAS é o suporte para as demais linhas.

Além disso, temos um programa de CAPACITAÇÃO PERMANENTE dos integrantes de nosso Elenco. Em razão disso, estamos sempre buscando a participação em cursos, oficinas, intercâmbios e workshops.

Assim sendo, as artistas plurais ELINE TIMBÓ e LUANA FLORENTINO  estão participando da oficina de comicidade feminina DA GRAÇA AO RISO, ministrada pela artista mineira MARIANA RABELO, mestre em Artes Cênicas, atriz, palhaça e professora de teatro e pela carioca SANDRA OLIVEIRA, mestre em Educação, artista plástica e produtora.

Segundo as ministrantes, este workshop visa analisar a figura da palhaça (referências, estereótipos, histórico, papel na sociedade, no circo e no teatro) e a difusão da comicidade feminina, sua importância e como isso influencia seu olhar sobre a comicidade: seu corpo em cena, a descoberta de ferramentas cômicas de cunho estritamente feminino e a maneira como cada palhaça se relaciona com o público.

As cinco linhas permanentes de trabalho da CIA. PLURAL são (clique nos respectivos links para saber mais):

- OFICINAS E CURSOS RÁPIDOS;
- PERFORMANCES EM EVENTOS.

Veja algumas algumas imagens desta OFICINA:



Clique na imagem abaixo para acesso às fotos:

CAPACITAÇÃO PERMANENTE: OFICINA DE COMICIDADE FEMININA - "DA GRAÇA AO RISO"

18o. FESFORT - FESTIVAL DE ESQUETES DE FORTALEZA 2014 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para o 18o FESFORT – FESTIVAL DE ESQUETES DE FORTALEZA, promovido pela CIA. CEARENSE DE MOLECAGEM em parceria com O TEATRO DA PRAIA e a APTECE - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES TEATRAIS DO CEARÁ.

O Festival acontecerá no período de 05 a 10 de Maio de 2014, NO TEATRO SESC IRACEMA.

Os grupos interessados em participar deverão fazer suas INSCRIÇÕES exclusivamente via internet até o dia 11 de Abril de 2014, encaminhando suas inscrições para o e-mail: fesfort1@gmail.com ; anexando:

1 – Ficha de inscrição completa (Clique AQUI para acessar);
2 – Texto da encenação;
3 – Texto com uma página contendo a proposta de encenação do esquete (explicação sobre os meios utilizados pelo diretor para a montagem do esquete. Ex.: Figurino, cenário, linguagem, referências etc).
4 - Sinopse do esquete; (resumo da história):
5 - Autorização de direitos autorais do texto. (escaneado com assinatura)
6 - Comprovante de depósito da Taxa de Inscrição;

Será cobrado o valor de R$ 30,00 (trinta reais) por cada texto inscrito. 
O depósito deve ser feito no: BANCO BRADESCO - AGÊNCIA 0643-2
CONTA CORRENTE – 003209-3
Em nome de ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES TEATRAIS DO CEARÁ

CONTATOS:

Carri Costa: (85) 8517-2301 / (85) 3219 9493

Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS SELECIONADOS e PROGRAMAÇÃO.

Clique AQUI para acesso ao REGULAMENTO.

Clique AQUI para acesso à FICHA DE INSCRIÇÃO.

Clique AQUI para saber sobre EDITAIS e FESTIVAIS com inscrições abertas.

Clique AQUI para ver CURSOS E ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.
.

CAPACITAÇÃO PERMANENTE - MINICURSO GRUPO CRISE/ IFCE: AS FACE DO RISO

A CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS possui cinco linhas permanentes de trabalho e, como sua primeira linha de atuação, a PESQUISA DE LINGUAGENS DAS ARTES CÊNICAS é o suporte para as demais linhas.

Além disso, temos um programa de CAPACITAÇÃO PERMANENTE dos integrantes de nosso Elenco. Em razão disso, estamos sempre buscando a participação em cursos, oficinas, intercâmbios e workshops.

Assim sendo, os artistas plurais TAMARA LARRIPA e TONICO LACERDA CRUZ  estão participando do minicurso AS FACES DO RISO, ministrada pelo professor FERNANDO LIRA, no IFCE, promovido pelo GRUPO CRISE.

Os conteúdos deste minicurso podem ser abrangidos pelas seguintes quatro questões:

1) O que é o riso? (fisiológico)
2) O que nos faz rir? (fonte risível)
3) Por que rimos do que rimos? (teórico)
4) Como podemos fazer rir? (prático-estético)

As cinco linhas permanentes de trabalho da CIA. PLURAL são (clique nos respectivos links para saber mais):

- OFICINAS E CURSOS RÁPIDOS;
- PERFORMANCES EM EVENTOS.

Veja algumas algumas imagens deste MINICURSO:



Clique na imagem abaixo para acesso às fotos:

CAPACITAÇÃO PERMANENTE: MINICURSO "AS FACES DO RISO"

terça-feira, 11 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO - MENSAGEM 2014 - ITI - UNESCO - ONU

(Por Tonico Lacerda Cruz)

O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada  pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões  sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida  em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes  do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.

A primeira mensagem foi  escrita por Jean Cocteau (França), em 1962; em 2009, pelo  dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em  02-05-2009); em 2010 por Dame Judi Dench (Inglaterra); em 2011 pela africana Jessica Atwooki Kaahwa; em 2012 pelo norte americano  John Malkovich e em 2013 pelo italiano Dario Fo . 

O Instituto Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de 2014, que foi escrita pelo dramaturgo  sul-africano Brett Bailey e traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceará- Brasil) Tonico Lacerda Cruz.

Clique AQUI para saber mais sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO E O DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2015.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2013.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM de 2012.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2011.

Clique AQUI para ver as MENSAGENS DOS ANOS DE 2009 E 2010.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE.

Breve biografia de Brett Bailey

(autor da mensagem do Dia Internacional do Teatro de 2014)

Brett Bailey é um dramaturgo, desenhista, diretor, artista Sul-Africano e diretor artístico da bunfight TERCEIRO MUNDO. 

Ele já trabalhou na África do Sul, Haiti, República Democrática do Congo, Uganda, Zimbábue, Reino Unido e Europa.

Suas peças iconoclastas são muito bem sucedidos. Eles questionam a dinâmica do mundo pós-colonial e incluem BIG DADA , IPI ZOMBIE , iMUMBO JUMBO , MEDEIA e ORFEUS . 
Seus trabalhos foram realizados na Europa, Austrália e África, e ganhou vários prêmios, incluindo uma medalha de ouro para o projeto na Quadrienal de Praga (2007). 

Ele presidiu o júri do Quadrienal de Praga em 2011 e foi membro do júri do concurso "Music Theatre Now" do Instituto Internacional de Teatro em Março de 2013.

Ele foi o mestre de cerimônia na abertura da Cúpula Mundial sobre Artes e Cultura em Joanesburgo (2009), e nas cerimônias do Festival Internacional de Artes entre 2006 e 2009 em Harare. 

Entre 2008 e 2011 ele foi o diretor artístico do festival público sul-Africano das artes  "Infectando the City", na Cidade do Cabo. Em 2014, é o autor da mensagem do Dia Mundial do Teatro entregue à UNESCO.


Leia a seguir a íntegra da mensagem:

(Traduzido para o português por TONICO LACERDA CRUZ, Diretor Teatral da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS - Ceara - Brasil)

"Onde quer que haja a sociedade humana, haverá o espírito irreprimível da representação.

Sob árvores em pequenas aldeias, e em palcos de alta tecnologia nas metrópoles do planeta, em corredores das escolas, nos campos e nos templos, nas favelas, nas praças urbanas, centros comunitários e porões do centro da cidade, as pessoas se unem para comungar no teatro efêmero, mundos que criamos para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, a nossa vulnerabilidade , em carne viva, respiração e voz.

Nos reunimos para chorar e para lembrar, para rir e para contemplar, para aprender, para afirmar e para imaginar. Para admirar a destreza técnica, e encarnar deuses. Para recuperar o fôlego coletivo em nossa capacidade para a beleza, a compaixão e o extraordinário. Chegamos a ser energizados e fortalecidos. Para celebrar a riqueza das nossas várias culturas, e para dissolver as fronteiras que nos dividem.

Onde quer que haja a sociedade humana, haverá o Espírito irreprimível da representação. Nascido da comunidade, ele usa as máscaras e os trajes das nossos variadas tradições. Ele aproveita as nossas línguas, ritmos e gestos, e abre um espaço entre nós.

E nós, os artistas que trabalhamos com este espírito ancestral, nos sentimos compelidos a canalizá-lo através de nossos corações, nossas idéias e nossos corpos para revelar realidades em toda a sua mundanidade e brilhante mistério.

Mas, nesta época em que tantos milhões estão lutando para sobreviver , estão sofrendo sob regimes opressivos e sob o capitalismo predatório, estão fugindo dos conflitos e dificuldades, em que a nossa privacidade é invadida por serviços secretos e as nossas palavras são censuradas pelos governos intrusivos, em que florestas estão sendo aniquiladas, espécies exterminadas, e oceanos envenenados: o que nos sentimos compelidos a revelar?

Neste mundo de poder desigual, em que várias ordens hegemônicas tentam nos convencer de que uma nação, uma raça, um gênero, uma preferência sexual, uma religião, uma ideologia, um quadro cultural é superior a todos os outros, é realmente defensável insistir que as artes devem ser separadas das agendas sociais?

Nós, os artistas de arenas e estádios, vamos concordar com as exigências deste mercado "higienizado", ou aproveitar o poder que temos: abrir um espaço nos corações e mentes da sociedade, reunir pessoas em torno de nós, para inspirar, encantar e informar, e para criar um mundo de esperança e colaboração, de coração aberto?"

Brett Bailey

domingo, 9 de março de 2014

MINICURSO: AS FACES DO RISO - IFCE - INSCRIÇÕES ABERTAS

O Grupo cRISe e o IFCE convidam à todos para participarem do Minicurso: AS FACES DO RISO.

O minicurso acontecerá durante 10 encontros, no IFCE - Casa de Artes, nas seguintes terças-feiras:

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04, 22/04, 29/04, 06/05 e 13/05.
Carga horária: 10hrs.
Numero de Vagas: 25
Horário: 18:30h às 19:30h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por email, contendo nome completo e telefone de contato para crisegrupo@gmail.com ou entrar em contato através do telefone: (85)8911-6661.


sábado, 8 de março de 2014

ELENCO DA CIA. PLURAL COMEMORA ANIVERSÁRIOS E DIA DA MULHER


Esta semana foi especial, pois comemoramos o aniversário de 13 anos da CIA. PLURAL, além dos aniversários dos artistas plurais Djacyr de Souza e Jairo Figueiredo e o Dia Internacional da Mulher.

Por tudo isso, hoje, nosso elenco, suou muito no ensaio com os trabalhos de corpo, mas divertiu-se muito também com brincadeiras, danças às cegas, homenagens, flores, bolo e refrigerante nas nossas comemorações.


Veja abaixo slides destes momentos:



Clique na imagem abaixo para acesso às fotos:

ELENCO DA CIA. PLURAL COMEMORA ANIVERSÁRIOS E DIA DA MULHER

sexta-feira, 7 de março de 2014

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER - O TEATRO COMEMORA

Nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER , queremos parabenizar ESPECIALMENTE algumas mulheres "plurais" - atrizes, alunas, amigas, que fazem conosco a essência e o dínamo da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, em particular, as que fazem parte do nosso elenco atual: Brendan Coutinho, Eline Timbó, Iara Lissa, Juliana Linard, Lara Nogueira, Luana Florentino, Odete Souza, Priscylla Pinho, Suyanne Duartt e Tamara Larripa.

Em 2011, por ocasião dos 10 anos da CIA. PLURAL, publicamos uma matéria em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, abordando a importância desta para o TEATRO.  Queremos reafirmar esta mensagem.

Clique AQUI ou na imagem abaixo para acesso à matéria.

VEM AÍ O FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ - DE 24 a 29/03


Com a participação de artistas circenses brasileiros e argentinos, vai acontecer, de 24 a 29 de março, em Fortaleza, o FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ.

Além de espetáculos, a programação traz também oficinas, minicursos e intervenções e acontecerá na Praça Verde do Dragão do Mar, no Passeio Público, na Praça do Ferreira e no Café Teatro das Marias.


Serão quatro as oficinas oferecidas, que acontecerão simultaneamente, para as quais é necessária a inscrição prévia (em apenas uma delas):


- Mastro Chinês – 15 VAGAS;
- Corda Bamba – 15 VAGAS;

- Confecção de Nariz de Palhaço – 15 VAGAS;
- Malabares e Manipulação de Chapéu – 20 VAGAS.

Clique AQUI para FAZER A INSCRIÇÃO.


Clique AQUI para ver EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.

Segue abaixo a programação completa:




























quinta-feira, 6 de março de 2014

SESC-CE - PROGRAMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA - MARÇO 2014

Publicamos a seguir os links da PROGRAMAÇÃO COMPLETA das unidades do SESC - CE - Unidades FORTALEZA - IGUATU - SOBRAL - JUAZEIRO DO NORTE E CRATO, para MARÇO- 2014.


Esta pretende ser mais uma contribuição da Cia. Plural para maior integração e crescimento dos artistas interessados, que assim podem também se programarem para assistirem-se reciprocamente e conhecerem melhor os trabalhos artísticos uns dos outros.

Além disso, esta é também mais uma fonte de acesso para o público em geral.


Clique AQUI para ver EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...