quarta-feira, 12 de setembro de 2012

2o. FESTIVAL VAIA PARA CULTURA - INSCRIÇÕES ABERTAS

A produtora cultural UNIVERSIDADE DAS ARTES está com inscrições abertas até o dia 06/10 para o 2o. FESTIVAL VAIA PARA CULTURA, que vai ser realizado no período de 05 a 30 de janeiro de 2013.


Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Confira a seguir o regulamento.


I. Objetivo

Art. 1º - Realizar no período de 05 a 30 de janeiro de 2013 na cidade de Fortaleza/Ceará o 2º Festival Vaia Para Cultura, encontro que abrange várias linguagens artísticas (Teatro, Música e Dança), envolvendo artistas e grupos de todo o Brasil. O Festival não tem caráter competitivo e sua programação será composta de espetáculos teatrais, espetáculos musicais, espetáculos de dança, debates, oficinas e mostra de trabalhos científicos (painéis).

Art. 2º - O 2º Festival Vaia Para Cultura, visa promover a difusão de novos trabalhos e pesquisas em artes, abrangendo grupos de todo o Brasil.

II. Da participação:

Art. 3º - Podem participar do 2º Festival Vaia Para Cultura: artistas, pesquisadores em artes, corais, bandas e/ou grupos e coletivos de todo o Brasil.

III. Das inscrições:

Art. 4º - As inscrições de projetos para o 2º Festival Vaia Para Cultura devem ser realizadas no período de 15/08/2012 a 06/10/2012. Somente serão avaliadas pela curadoria as inscrições realizadas no período indicado.

Art. 5º - O ato de inscrição no processo seletivo implica na aceitação de todas as condições deste Regulamento pelo representante do grupo.

Art. 6º - As inscrições serão feitas somente através do site www.universidadedasartes.com.br divididas nas seguintes categorias: Espetáculos Musicais, Espetáculos Teatrais, Espetáculos de Dança, Mostra de Trabalhos Científicos (Painéis) e Oficinas.

Art. 7º - Cada grupo deverá encaminhar os seguintes dados:

Espetáculos Musicais:

· Nome do espetáculo;
· Nome do Artista / Grupo;
· Tipo de Música – (Instrumental ou Vocal);
· Estilo Musical;
· Justificativa;
· Mapa de som;
· Disponibilidade de Agenda;
· Proposta de valor do ingresso;
· Dados do Proponente (responsável pelo projeto): Nome Completo, Endereço completo, Cidade, UF, CEP, Telefones (Fixo e celular) e E-mail;
· Home Page do grupo (caso haja);
· Ficha Técnica do Espetáculo Musical: Nome do espetáculo, Instrumento, Programa Musical, Título e Autor da obra;
· Histórico do artista/Grupo;
· Material de audição (Link virtual do(s) trabalho(s)).

Espetáculos Teatrais e de Dança:

· Nome do Espetáculo;
· Duração do Espetáculo;
· Classificação Indicativa;
· Diretor do espetáculo;
· Currículo do Diretor do espetáculo;
· Autor do texto do espetáculo (obrigatório para teatro);
· Sinopse do Espetáculo;
· Justificativa;
· Histórico do artista/grupo;
· Ficha Técnica;
· Cenário e Figurino - Descrição sucinta;
· Necessidades Técnicas;
· Disponibilidade de Agenda;
· Proposta de valor do ingresso;
· Dados do Proponente: Nome Completo, Endereço completo, Cidade, UF, CEP, Telefones (Fixo e celular), E-mail;
· Home Page do grupo (caso haja);
· Material de vídeo (Link virtual do(s) trabalho(s).

Oficina de Formação Artística

· Nome da Oficina;
· Área (Teatro, Música, Dança e Artes Visuais);
· Publico-alvo;
· Justificativa;
· Identificação do Proponente: Nome do Instrutor, Endereço Completo, Cidade, UF, CEP, Telefones (Fixo e Celular) e E-mail;
· Proposta detalhada da Oficina (Todos os dados necessários);
· Proposta de valor da oficina por participante;
· Currículo do Instrutor.

Art. 8º - Para a Mostra de Trabalhos Científicos, após a seleção, será enviado o modelo do painel a ser apresentado.

Mostra de Trabalhos Científicos

· Para inscrição na Mostra de Trabalhos Científicos será cobrada uma taxa de R$ 12,00. Os dados bancários, para depósito da taxa, serão enviados por email após solicitação (email: universidadedasartes@gmail.com).

· Submissão de resumos:

Os resumos devem ser submetidos por intermédio do formulário on-line acessado através do site www.universidadedasartes.com.br. Somente serão consideradas contribuições científicas aquelas enquadradas na temática: Pesquisa em Artes.

· Normas para preparação do resumo:

Serão aceitos apenas resumos escritos em português.
O título do resumo deve estar todo em letras maiúsculas.
O resumo deve ser escrito em um único parágrafo e deve conter informações pertinentes à Introdução, Objetivo, Questão Problema, Metodologia e Conclusões do trabalho.
Para a avaliação dos trabalhos, o número máximo de caracteres para o corpo do resumo é de 2400 e mínimo de 1200 caracteres (contando espaços).
O resumo não deve conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais.

· Avaliação dos trabalhos submetidos:

Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica. A comissão analisará os trabalhos com base em critérios de qualidade científica e redação. Os trabalhos que mais estiverem enquadrados na proposta do Festival serão selecionados para apresentação em pôster. O conteúdo do trabalho submetido é de total responsabilidade do(s) autor(es).

· Forma de apresentação dos trabalhos:

Findo o prazo de submissão e avaliação dos trabalhos, a lista de resumos aprovados pela comissão científica será disponibilizada no site www.universidadedasartes.com.br até o dia 20/10/2012.

Após a seleção, será enviado por email, para os autores selecionados, o modelo do painel a ser apresentado. Só receberá certificado o trabalho que for exposto no evento.

III. Da seleção

Art. 9º - A seleção dos trabalhos será feita por uma curadoria instituída pela organização do Festival, a qual selecionará as propostas. O número de propostas selecionadas dependerá da demanda de inscritos e da disponibilidade de espaços para a realização da proposta.

Art. 10º - O resultado será publicado até o dia 20/10/2012 no site da Universidade das Artes www.universidadedasartes.com.br.

Art. 11º - Os critérios de avaliação são: Pertinência da proposta dentro do Festival, Qualidade dos elementos do espetáculo e Viabilidade técnica.

Art. 12º - Os selecionados serão contactados por e-mail, devendo os grupos confirmar participação em até cinco (05) dias após contato feito pela organização do 2º Festival Vaia Para Cultura. Não havendo confirmação, um novo grupo será convocado (suplente ou convite).

IV - Das responsabilidades da produção do 2º Festival Vaia Para Cultura

Art. 13º - A organização do 2º Festival Vaia Para Cultura disponibilizará 01 (um) produtor assistente para cada grupo participante, para acompanhamento destes na(s) montagem(ns) do(s) espetáculo(s).

Art. 14º - Haverá no mínimo 01 (um) camarim para cada grupo artístico na(s) data(s) de sua(s) apresentação(ões).

Art. 15º - Em no máximo 20 (vinte) dias antes do início do Festival, serão informados aos grupos selecionados, os espaços culturais disponíveis para a realização do evento.

Art. 16º - O 2º Festival Vaia Para Cultura irá oferecer a cada espetáculo (música, teatro e dança) selecionado pela curadoria os seguintes valores, acrescidos de descontos:

- 70% da bilheteria no dia da apresentação do espetáculo selecionado, com um contrato de, no máximo, 02 (duas) apresentações por espetáculo (caso haja necessidade).

- Nas oficinas, 90% do valor pago (por cada participante) será destinado ao facilitador e 10% para a organização, espaço e outros.

PARÁGRAFO ÚNICO: As alterações de fichas técnicas e releases, caso haja, deverão ser informadas à Comissão Organizadora no prazo máximo de 30 (trinta) dias antes do início do 2º Festival Vaia Para Cultura, em conformidade com os dados da ficha de inscrição. Após este período, a Comissão Organizadora não se responsabiliza por retificações de informações em materiais gráficos de divulgação e de registro do evento.

V - Das responsabilidades da produção dos espetáculos e participantes

Art. 17º - Os grupos selecionados para o 2º Festival Vaia Para Cultura comprometem-se a participar da inauguração do Bloco VAIA, que será realizado no dia 30 de Janeiro de 2013 (local a definir).

Art. 18º - Os grupos que possuírem menores de idade como integrantes, deverão portar autorização dos pais ou responsáveis legais.

Art. 19º - O transporte de elenco e também resguardo de qualquer tipo de material do grupo participante serão de total responsabilidade das produções dos espetáculos e participantes selecionados.

Art. 20º - Hospedagem e alimentação, para grupos não residentes na cidade de Fortaleza, são de inteira responsabilidade destes.

Art. 21º - Os grupos e companhias selecionados se responsabilizarão por qualquer incidência de ação fiscal que possa haver por parte dos órgãos SBAT e ECAD.

Art. 22º - Não poderão ser feitas alterações na Concepção do espetáculo. Caso isso seja necessário, deverá ser comunicado à Produção do 2º Festival Vaia Para Cultura com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência do inicio do festival. A organização isenta-se da aquisição de equipamentos, objetos e materiais não relacionados na ficha de inscrição referentes à montagem. Mesmo sendo estes necessários para a realização dos espetáculos, serão de exclusiva responsabilidade dos grupos participantes.
Art. 23º - As apresentações dos espetáculos e suas montagens deverão ocorrer rigorosamente nos dias, locais e horários pré–estabelecidos e anunciados pela organização do 2º Festival Vaia Para Cultura, não sendo permitidos atrasos e mudanças.

Art. 24º - Cada grupo, após a sua apresentação, deverá retirar todo seu material do espaço de apresentação. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por materiais deixados em camarins, espaços cênicos e/ou outros locais.

VI - Das disposições gerais

Art. 25º - O ato de inscrição implica na aceitação e concordância dos termos desse regulamento.

Art. 26º - O 2º Festival Vaia Para Cultura será divulgado nos principais meios de comunicação em todo estado do Ceará e mídias alternativas em todo território brasileiro.

Maiores Informações:

PRODUÇÃO 2º FESTIVAL VAIA PARA CULTURA
Contato: universidadedasartes@gmail.com.br / www.universidadedasartes.com.br
Comissão Organizadora do 2º Festival Vaia Para Cultura,
Aldrey Rocha - Universidade das Artes

terça-feira, 11 de setembro de 2012

EDITAIS CULTURAIS 2013 - DRAGÃO DO MAR - INSCRIÇÕES ABERTAS


ESTE EDITAL FOI CANCELADO. 
CLIQUE AQUI PARA SABER POR QUÊ.

EDITAL RELANÇADO PARA CONSULTA PÚBLICA.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Foto: Paulo Targino Moreira
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), por meio do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), abriu inscrições para os Editais Culturais para o ano de 2013, as quais podem ser feitas no período de 03 a 28 de setembro de 2012.

Serão selecionadas propostas de apresentação para Ocupação do Teatro Dragão do Mar e para os programas: Teatro da Terça, Contação de Histórias, Passarela das Artes, Nas Ruas do Dragão do Mar, Domingo Musical, Sons do Ceará, Quinta com Dança e Dragão do Mar Literário. Os editais estão disponíveis na página online do CDMAC.

Os editais tem por finalidade o estímulo a arte, por meio das linguagens da música, artes cênicas e literatura eobjetiva a seleção de propostas culturais para apresentações nos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

Lançado em 2008, os editais culturais do CDMAC são voltados para artistas cearenses e também para os artistas de outros estados, que tenham comprovação de residência no Estado do Ceará há pelo menos dois anos.

A seleção das propostas culturais inscritas ocorre após o encerramento das inscrições. Três especialistas de cada linguagem artística, convidados pela direção do CDMAC, farão a análise das propostas, com posterior veiculação nos meios de comunicação do CDMAC.


Clique nos respectivos links abaixo para baixar a documentação:

- Edital de Ocupação do Teatro Dragão do Mar - edital - formulário
- Teatro da Terça - edital - formulário
- Contação de Histórias - edital - formulário
- Passarela das Artes - edital - formulário
- Nas Ruas do Dragão do Mar - edital - formulário
- Domingo Musical - edital - formulário
- Sons do Ceará - edital - formulário
- Quinta com Dança - edital - formulário
- Dragão do Mar Literário - edital - formulário


Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Serviço: 

Editais Culturais 2013
Inscrições de 03 a 28 de setembro de 2012, das 08h30 às 12h / 13h30 às 18h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza-CE
Recepção da Diretoria de Ação Cultural (Espaço Mix)
Maiores informações: 85 – 3488-860

Fonte: Site do DRAGÃO DO MAR.

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2012 - DRAGÃO DO MAR - GUIA ELETRÔNICO


Publicamos o GUIA ELETRÔNICO com a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do DRAGÃO DO MAR, para SETEMBRO/2012.

Lembrando que em Julho, acontecerá apenas um ENCONTRO CEARENSE DE MALABARES no Dragão do Mar, no dia 15 de SETEMBRO, com música eletrônica, empréstimo gratuito de equipamentos, monitores para ensinarem, prática coletiva de malabares, etc - tudo GRATUITAMENTE.

Esta publicação é uma contribuição para maior integração e crescimento dos artistas interessados, que assim podem também se programarem para assistirem-se reciprocamente e conhecerem melhor os trabalhos artísticos uns dos outros.

Além disso, esta é também mais uma fonte de acesso para o público em geral.

Clique AQUI para saber mais sobre o ENCONTRO CEARENSE DE MALABARES.

Clique AQUI para ver CURSOS e ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Clique AQUI para ver EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique na IMAGEM AO LADO para acesso ao GUIA ELETRÔNICO do DRAGÃO DO MAR para SETEMBRO/2012:
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