sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TROFÉU CARLOS CÂMARA (ANTIGO PRÊMIO BALAIO) - DESTAQUES DO TEATRO CEARENSE 2011/2012 - INDICADOS

(Tonico Lacerda Cruz)



Este ano, os novos organizadores do antigo "Prêmio Balaio" (entregue pelo extinto e histórico Grupo Balaio), hoje transformado em TROFÉU CARLOS CÂMARA, fazem a XXVI homenagem aos destaques do Teatro Cearense no ano anterior (2011).

Depois de algum tempo, este prêmio foi perdendo sua credibilidade (em relação à classe artístico-teatral) e sua própria importância para aqueles que o receberam. Isto aconteceu em virtude de negligências, práticas viciosas, corporativismo e, talvez, até, desmerecimento de parte daqueles que o receberam.

Todavia, durante muitos anos (sendo reincidente: são 26 anos de história), não houve outra iniciativa da classe artística que premiasse seus pares pelos trabalhos artísticos desenvolvidos. Por isso, negar a história é negar a própria existência; é negligenciar fatos, pessoas, arte; é torcer o nariz para algo que se fez e se refaz importante para aqueles que vivenciam o teatro no Ceará. 

Não podemos deixar de conferir a devida credibilidade a este prêmio, que, para muitos foi, e ainda é, o OSCAR DO TEATRO CEARENSE.  

Os atuais organizadores, que assumiram o mesmo em meados de 2011, foram absolutamente transparentes, sensatos, humildes, honestos e, feita a "mea culpa" pelos mesmos, tentam resgatar a importância e o glamour deste Troféu, que muito significa para artistas, técnicos, espetáculos, grupos e cias. de teatro.

É inconcebível que o artista não acredite na reconstrução, na renovação, na desconstrução e na nova construção, na retomada de posições, na "saída pela esquerda"...

Por isso, o TROFÉU CARLOS CÂMARA deve ser respeitado pela sua história, homenageado pela sua iniciativa e persistência e aclamado pelos seus resultados.


Em 2011, mais de 60 espetáculos teatrais CEARENSES estiveram em cartaz aqui em Fortaleza. Indicar os melhores pressupõe trabalho, conhecimento, coragem, ousadia e, sobretudo respeito.

E, se nos permitem (desculpem a ausência de modéstia), grifamos nossas indicações de 2011, com gratidão pelo reconhecimento e orgulho pelos trabalhos desenvolvidos.

Clique AQUI para saber sobre a SOLENIDADE DE ENTREGA EM 04/04/2012.

QUEM FOI CARLOS CÂMARA

Carlos Torres Câmara (Fortaleza, 3 de maio de 1881 - Fortaleza, 11 de março de 1939) foi um escritor de peças de teatro, advogado e jornalista.

Teve grande destaque na dramaturgia cearense por ter fundado o Grêmio Dramático Familiar em 1918 e ter produzido as peças mais populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX.

Carlos Câmara foi uma das mais vigorosas expressões da comédia cearense de todos os tempos. Seu teatro ficava em uma região longe do centro de Fortaleza, mas por ser numa rua que dava acesso a estrada que ligava a Capital à cidade de Messejana, tendo inclusive uma linha de bonde até o local, os dias de apresentação eram bastante concorridos, havendo sempre lotações.

Suas peças teatrais continham uma crítica de costumes sobre a sociedade cearense da época. O texto e os ensaios eram elaborados de tal forma irreverente que cativava o público de forma bastante popular. Ele levou a molecagem cearense para os palcos.

Pioneiro na prática do merchandising ele improvisava cenários e cortinas com tecidos de "A Pernambucana" e compunha, como no "Casamento de Peraldiana", canções que eram verdadeiros jingles das lojas que davam apoio as suas propostas.
 
Seu nome está eternizado em várias homenagens: Na rua que leva seu nome em Fortaleza e no troféu que premia desde 1987 as personalidades que contribuem para as artes cênicas do Ceará.

Divulgamos abaixo os indicados ao PRÊMIO DE DESTAQUE, pelos tabalhos artístico-teatrais desenvolvidos em 2011:




Clique AQUI para ver o PRÊMIO em 2013.

3 comentários:

  1. Por que não incluir o teatro realizado no interior como sendo do Ceará também?

    ResponderExcluir
  2. Concordo Plenamente com Cacá Araújo, o interior do estado também tem grandes produções, o teatro daqui também tem qualidade, a prova é que quando nos apresentamos em temporada no CCBNB Fortaleza com nossos espetáculos infantis e adultos somos bastante aplaudidos e elogiados, não sei porque que deixam a gente de fora de um prêmio desse ao ponto de não sermos nem INDICADOS. Só sendo discriminação mesmo não tem outra resposta. Fica a Dica!
    Flávio Rocha - Ator e Diretor Teatral da Cia Anjos da Alegria - Crato - CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados Cacá Araújo e Flávio Rocha,

      Nós da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, compartilhamos com vcs a inquietude e incompreensão pela ausência de artistas e espetáculos do interior do Estado entre os indicados ao Prêmio.
      Esta página é um espaço democrático que tem como objetivo divulgar e fomentar as Artes Cênicas no Ceará (não só os nossos trabalhos), por isso, agradecemos as contribuições dos comentários de vcs, informando (apenas por zelo) que não somos nós os organizadores deste Prêmio.
      Saudações!!!

      Excluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...