quinta-feira, 28 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA - 12 ANOS

(Por Tonico Lacerda Cruz)

Inaugurado em 28 de abril de 1999, O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 12 anos em 2011. Gerido pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC (que também é gestor do Centro Cultural Bom Jardim e da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho), é vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O nome Dragão do Mar foi dado em homenagem ao personagem da história do Ceará Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, ou, simplesmente, Dragão do Mar. Este lííder dos jangadeiros, (nascido em Canoa Quebrada, município de Aracati-CE) cravou seu nome na história como o lendário Dragão do Mar, deflagrando a greve dos seus companheiros. Sua ousadia e coragem paralisaram o mercado escravista no porto de Fortaleza nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881. Chico, filho da Matilde tinha, então, 42 anos.


O maior aparelho cultural do Estado do Ceará, possui uma infra-estrutura completa para o exercício da cultura, da arte e do lazer. Localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, tem 30 mil metros quadrados de área, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário.

A programação artístico-cultural desenvolvida é sempre bastante eclética, com programações permanentes, como, por exemplo, o ENCONTRO CEARENSE DE MALABARES (que acontece quinzenalmente, aos sábados, desde maio de 2007, gratuitamente) e apresentações artísticas e culturais temporárias.

O acesso é democrático e permite que a população de baixa renda possa ter acesso. Assim é que, alunos de escolas públicas e pessoas de comunidades carentes acessam gratuitamente ao Memorial, Museu e Planetário, desde que agendem previamente. Aos domingos a visitação ao Memorial e Museu é gratuita para toda população. A maioria dos eventos musicais é aberta ao público ou cobrada preços simbólicos, bem abaixo daqueles praticados pelo mercado.

Há ainda, espaços de lazer e entretenimento que estão abertos para toda a população todos os dias de funcionamento do Centro Dragão do Mar: Ágora, Palco sob a Passarela, Espaço sob o Planetário, Praça Almirante Barroso, a Praça verde etc.


Clique AQUI para ir ao SITE DO DRAGÃO DO MAR.

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
Rua Dragão do Mar, 81- Praia de Iracema – Fortaleza
Cep: 60060-390 - Fone: (85) 488-8600 - dragao@dragaodomar.org.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...