terça-feira, 6 de abril de 2010

CARTA ABERTA DOS PONTOS DE CULTURA DE CIRCO E TEATRO

.
Como manifesto daqueles que fazem do Circo e do Teatro expressões de vida, foi lançada a Carta Aberta dos Pontos de Cultura que trabalham com Circo e Teatro no Brasil, durante a TEIA BRASIL 2010 – TAMBORES DIGITAIS, no qual a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS se fez presente.

A carta recebeu diversas colaborações e nos foi encaminhada pela presidente da ASFACI (Associação da famílias e artistas circenses) – Joelma Costa.

Veja a íntegra da carta-manifesto:

"Fortaleza, 27 de março de 2010.

Nós, trabalhadores, artistas, pesquisadores, alunos e instrutores que temos por afinidade o trabalho com projetos que envolvam circo e teatro, reunidos no Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, celebramos a data de 27 de março, dia nacional do Circo e internacional do Teatro e do Grafite e apresentamos nossos principais anseios e necessidades.

Comemoramos os avanços alcançados nas políticas públicas num inédito processo de auscuta onde, finalmente, as classes artísticas e culturais são chamadas pelo Governo Federal para contribuir na elaboração de diretrizes e ações para o Plano Nacional de Cultura.

Tal processo participativo nos motivou, a partir da I Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2005, a contribuir na discussão e levantamento das necessidades e anseios das Artes Cênicas. Elencamos diretrizes e metas para a elaboração de políticas públicas que contemplem a diversidade e especificidades das categorias, projetadas para os próximos 10 anos, que estimule a formação, produção, difusão e documentação das atividades circenses e teatrais.

No entanto, necessitamos que as recomendações dos Colegiados Setoriais de Circo e Teatro sejam postas em prática. É imprescindível e urgente a efetivação das ações propostas a fim de que avancemos do campo reflexivo para a práxis.

Para muitos de nossos mestres resta pouco tempo de vida, alguns estão adoentados e importante parte de nossa memória corre sério risco de desaparecimento caso não tenhamos olhar atento e maior apoio na qualificação para atividades de registro de história oral, por exemplo.

A continuidade e aprimoramento das atividades dos Pontos de Cultura de Teatro e Circo devem ser garantidas com a criação e lançamento imediato de edital específico para as Artes Cênicas, incluindo manutenção e adequação da infra-estrutura de seus respectivos espaços físicos. Neste edital, vincular a aquisição do “Kit Artes Cênicas”, contendo material audiovisual e didático-pedagógico, como livros temáticos, equipamentos de circo, iluminação e outros. O edital deve prever, ainda, recursos para formação e aprimoramento de arte educadores.

Além disso, solicitamos cursos de formação, com agentes qualificados, para tratar da Prestação de Contas dos nossos respectivos Pontos de Cultura.

Reafirmamos a importância de aprovação da PEC 150.

Viva o Circo!
Viva o Teatro!
Viva o Circo Teatro!"

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...