segunda-feira, 8 de abril de 2013

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DO ARTISTA

(Por Tonico Lacerda Cruz)

A quase totalidade dos artistas já teve a experiência de ouvir aquela conversa de alguém que quer contratar um artista ou grupo de teatro, circo ou dança e diz: "Vou dar a oportunidade de vocês se apresentarem no evento tal. É bom que vocês divulgam o trabalho de vocês." 

Pois é... Parece que acreditam que o trabalho do artista precisa ser indefinidamente "divulgado"...

Infelizmente, alguns de nós, artistas, por ingenuidade, necessidade ou até mesmo "caridade", acabam se prestando a apresentarem sua arte em troca de um pagamento ínfimo, ou a "gratuidade" para participar do próprio evento em que se está TRABALHANDO. O artista que faz isto não está desvalorizando apenas o próprio trabalho. Ele desvaloriza também o trabalho dos colegas artistas como ele.

Aí, a mesma pessoa citada por nós no primeiro parágrafo, em uma outra oportunidade, pergunta a um outro artista: "Você faz o quê?" Ao que o artista responde: "Sou artista!" A pessoa, não "entendendo" tenta corrigir a pergunta: "Sim. Mas você trabalha com o quê?"

Será que a responsabilidade deste (perdoem a franqueza) idiota pensamento preconceituoso é culpa apenas de quem pergunta, ou alguns artistas têm responsabilidade em alimentar esta idéia?

A atitude do artista de desvalorizar o próprio trabalho artístico desvaloriza também o trabalho de toda a classe artística.

Matérias relacionadas: (Clique nos links abaixo)

- "VOLUNTÁRIOS" PARA A COPA DO MUNDO? QUEM VAI LUCRAR? DIGA N-Ã-O !

- FIFA E GOVERNO FEDERAL ADOTAM POSTURA DE TOTAL DESRESPEITO PARA COM OS ARTISTAS

Veja o belo filme da campanha de valorização do artista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...