terça-feira, 8 de março de 2011

O TEATRO É DE TODOS E PARA TODOS


Por indicação do amigo Professor Djacir, do BLOG ESCOLA AMBIENTAL APRENDIZES DA NATUREZA (Visitem o referido Blog. Vale a pena!), lemos este artigo sobre o interesse do público (sobretudo o público jovem) pelo teatro, publicado por um "jovem antenado" e não tivemos alternativa, senão também publicarmos o artigo e respectivo link para reflexões dos nossos leitores visitantes:

Era Um Garoto xx: O teatro é de todos e para todos.


Visitem também o Blog onde o artigo foi publicado originalmente, clicando no link abaixo e leia o referido artigo a seguir reproduzido:

ERA UM GAROTO xx

O TEATRO É DE TODOS E PARA TODOS
                                                      (por Ramon Vitor)

"A Importância do Teatro, o povo, o governo e a desvalorização.

Apesar de não receber o seu devido valor sempre, indiscutivelmente o teatro é fundamental na formação cultural e pessoal de qualquer indivíduo.  Ele nos faz conhecer mais sobre a nossa própria cultura que a cada vez mais as pessoas não dão o devido valor, apesar de esta ser uma identidade, carregada por todos nós.

Entretanto, em 2009, foi feita uma pesquisa pelo Instituto da Cidadania com jovens de 15 a 24 anos, abordando temas gerais da vida, como lazer, trabalho, escolaridade e sexualidade. E o que mais chama atenção é a abstinência cultural do jovem brasileiro:

- 23% nunca leram um livro
- 39% nunca foram ao cinema
- 62% nunca foram ao teatro
- 59% nunca foram a um show musical
- 52% nunca estiveram numa biblioteca fora da escola

O que mais chama a atenção, é que mesmo um espetáculo teatral sendo considerado muito mais rico que um filme no cinema, os números apontam que os brasileiros vão muito mais a cinemas que a teatros. Percebe-se que o acesso ao cinema é muito maior que ao teatro. Por que não o oposto? O teatro dentro de sua composição tem muito mais cultura a apresentar para nós do que um filme que às vezes até trazem obras vazias.

Nas crianças, o teatro ajuda na formação e no desenvolvimento, que assim irá despertar o desejo por conhecimento. Com toda certeza, ele deveria ser acrescentado na educação básica de todo jovem brasileiro, pois ele traz entretenimento, informação e cultura uma forma prazerosa e bem divertida.
Se acrescentado nas grades curriculares, o aluno teria mais vontade e desejo pelo estudo, já que poderia ser uma aula descontraída e divertida, mas, claro, ao mesmo tempo trouxesse muita coisa de ensino ao aluno.

Há espetáculos que são especificamente para o público jovem, tratando de assuntos que lhes lembram e lhes aproximam mais diretamente. Mas também há muitos outros espetáculos a que os jovens também podem assistir. Formidáveis peças de teatro são universais, que atingem tanto o adulto quanto o jovem e a criança.

Povo

Outra pesquisa, um pouco mais recente, realizada pelo Ipea no final de 2010, mostra que:
 
"Metade dos brasileiros nunca foi a cinema, teatro ou museu"

Quase 60% da população brasileira nunca foi a um teatro ou a um show de dança e aproximadamente 70% jamais foi a museus ou centros culturais.
Segundo o Ipea, o desenvolvimento cultural depende do contexto urbano em que a população é inserida e a dificuldade de acesso a equipamentos culturais é apontada como um dos fatores para criar barreiras. 
“A classe média brasileira diz que cultura é importante, mas se questionada sobre a frequência dela nestes espaços, é possível observar que ela prefere consumir. É o velho modelo importado dos americanos. No tempo livre, a população escolhe comer em um restaurante, por exemplo, do que gastar o dinheiro com livros ou música”, afirma o artista plástico Carlos Dalastella. (Trecho retirado deste texto do site gazetadopovo)

Não é questão de tempo, poder aquisitivo, consumismo. É questão de ter um pouco de esforço e pensamento próprio. Não há como negar, o brasileiro é acomodado em relação ao conhecimento. Algumas dificuldades podem até serem explicadas, mas não são desculpas para estagnar o seu desenvolvimento como pessoa, cidadão. Não são desculpas para você esquecer a literatura, a música boa, o seu conhecimento.

Hoje, o teatro não mais ocupa o centro da vida das pessoas e tornou-se uma arte "das minorias". Não venho a dizer  que uma arte insignificante, nem uma arte a desaparecer, mas, sua capacidade de persuasão na vida de cada um não pode competir com a da televisão e nem do cinema. Entretanto, enquanto a televisão está cada vez mais a dispor da Mesmice e da busca pela a maior audiência, o teatro mudou, ou melhor dizendo, aumentou a liberdade que lhe permite explorar territórios novos... Tanto na escrita, como na encenação.

Vocês que estão lendo, já fizeram visitas ao teatro? Já foram a outras instituições culturais? A museus? Qual é a sua familiaridade com o teatro?
Você sabia que a platéia é o membro mais respeitado no teatro? E é para você que todos os esforços dos atores e da equipe técnica se somam, preparando o melhor espetáculo. Este que poderá ser uma grande experiência, com a qual poderá aprender muito e levar  diversas lições com apenas uma peça.

A face, a identidade de uma origem cênica é infinitamente mais que a mera exibicão da notação de um estilo marcante. Ela é o ponto a partir do qual uma cena devolve a total liberdade diante da obra, e que não obriga a pessoa mudar seu ponto de vista, ou sua maneira de pensar, mas aplicar e redefinir aquilo à sua situação.

Governo

É de se notar que principalmente no nosso país, assim como muitos outros programas culturais, o teatro tem falta de patrocínio e incentivo, o governo não incentiva o consumo da cultura nos momentos de lazer.
O que será que facilita a ida do público ao teatro? O que facilita a ida do teatro até o público?

Promover e baratear os ingressos, ter maior divulgação pelos meios de comunicação. A internet está ai, e cada vez crescendo mais, por quê não explorar esse meio? A adequação de transportes e a construção de centros culturais principalmente na periferia das cidades podem dar maior acesso ao teatro.

A publicidade atrai a grande massa como público, publique isso, exponha essas mudanças.

A formação de um público de teatro, tem como objetivo a ampliação dos freqüentadores podendo, e criando SIM o hábito de ir ao teatro, na parcela atingida da população.

Concluindo, se tiver a oportunidade de  ir apreciar as peças teatrais, não pense duas vezes, vá e conseguirá perceber o quanto esta cultura pouco considerada vale muito a pena. A desconsideração do teatro é uma triste realidade, mas ela existe. Seria legal que isso mudasse, mesmo que aos poucos... As novas gerações vêm mudando ultimamente, alguns estão tendo mais contato com a arte de um modo mais geral. Seja por seus sonhos, estes desenham, compõem músicas e poemas, e isso já é um início... Agora é torcer por uma mudança de hábitos."
.

Um comentário:

  1. Obrigado pela consideração! É uma grande honra ter meu artigo republicado aqui, por vocês. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...