sexta-feira, 4 de março de 2011

CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS - 10 anos depois da criação

(por Tonico Lacerda Cruz)

Há exatos 10 anos, mais precisamente, no dia 05 de março de 2001, nascia a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, através de uma reunião entre “pessoas interessadas” em fazer teatro agregador de todas as linguagens artísticas, sobretudo, as linguagens das artes cênicas – daí o nome “PLURAL”.

Queríamos fazer um teatro que quisesse aprimoramento permanente, que pesquisasse, que buscasse a beleza estética livremente, que compartilhasse informação e arte sem reserva de conhecimento, que ensinasse o que aprendesse, que difundisse não só a própria arte, mas tudo aquilo que interessasse a todos que fazem ou se interessam pelas artes cênicas.

Queríamos fazer um teatro que fosse inquietante, ousado, provocador, emocionante, reflexivo, comprometido com o crescimento e a transformação do ser humano no mesmo ser humano, melhor.

Queríamos fazer um teatro que tocasse o coração do espectador, para nele lançar sementes de humanidade, hoje em dia tão deixada de lado em prol de matrizes repetidoras do consumismo, do isolamento e do individualismo.

Queríamos fazer um teatro que não diferenciasse tipos de público, que não julgasse os talentos dos nossos e dos outros artistas, que fosse inclusivo em relação à platéia e ao próprio artista.

Queríamos falar do amor, sem sermos taxados de piegas; falar do bem, sem sermos hipócritas, falar de solidariedade, sem sermos demagogos.

Queríamos falar da sociedade que não gosta de se ver no espelho, com medo de ver o quão tem ficado deformada. Queríamos que ela visse a possibilidade da mudança.
Espetáculo comemorativo pelos 10 anos Plurais

Queríamos falar do Deus que há em cada um, com coragem, respeito e naturalidade.

Queríamos que cada um de nós, integrante do elenco da CIA. PLURAL fosse parte e todo de tudo isso, com o reconhecimento e respeito pelas diferenças entre nossas personalidades individuais, e a autenticidade das atitudes.

Queríamos apenas fazer este teatro no momento presente que vivíamos, sem pretensões de reconhecimento ou premiações de críticos, mas com o retorno em sorrisos do público.

Procuramos fazer isto permanentemente, a partir daquele 5 de março de 2001,  nos realizando a cada dia, de forma renovada e coerente, porque sabemos que estamos sempre "EM CONSTRUÇÃO".
Continuamos fazendo isto hoje, 10 anos depois.

Clique AQUI para saber sobre a BIOGRAFIA DA CIA PLURAL.

Clique AQUI para conhecer melhor nosso ELENCO ATUAL.

Clique AQUI para saber sobre a DIREÇÃO.

Clique AQUI para saber mais sobre o ESPETÁCULO: "EM CONSTRUÇÃO" 

Clique AQUI para ver a reunião íntima de COMEMORAÇÃO DO ELENCO PRINCIPAL.

Um comentário:

  1. HÁ EXATOS TRÊS ANOS, EM MARÇO DE 2008, EU ESTAVA ME FORMANDO EM "ARTES CÊNICAS" E CONTRADITORIAMENTE, PENSANDO EM ABANDONAR O TEATRO E TRABALHAR COM QUALQUER OUTRA COISA QUE NÃO FOSSE ARTE. EU TINHA UMA FILOSOFIA QUE PARECIA NÃO SE ENCAIXAR COM O "MEIO TEATRAL" EM QUE ME ENCONTRAVA. ATÉ QUE, ATRAVÉS DE UM AMIGO QUERIDO, ENCONTREI A CIA. PLURAL. PARECE PROPAGANDA DE TV, MAS A SENSAÇÃO QUE TIVE FOI A DE TER TODAS AS IDÉIAS BAGUNÇADAS DA MINHA CABEÇA ALI, NA MINHA FRENTE, FORMATADAS EM METODOLOGIA DE ESCOLA, DE ESPETÁCULOS, DE PESQUISAS... MEUS OLHOS BRILHARAM DE NOVO! ME VI EM CENA, ME VI EM SALA DE AULA COMO PROFESSORA E COMO ALUNA, EXPERIMENTANDO ESSA PLURALIDADE DE ARTE. PUXA! LOGO EU, QUE TORCIA O PÉ ANDANDO DESCALÇA, ESTAVA ALI, MALABARIZANDO, NA CORDA BAMBA, DE CABEÇA PRA BAIXO NO TECIDO! SOU ARTISTA! MUITO OBRIGADA, PLURAL!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...