domingo, 9 de fevereiro de 2014

MANIFESTAÇÃO CONTRA O DESCASO DA SECULT-CE e SECULTFOR

Por Tonico Lacerda Cruz

Que o Ceará é celeiro generoso de diversas manifestações artísticas, o Brasil todo sabe - atores, músicos, bailarinos, cineastas, apenas para citar estas expressões artísticas. Esta profusão de talentos deveria ser tratada, no mínimo, com orgulho, zelo e carinho por aqueles que detêm a chancela de administrar a cultura.

Todavia, ao contrário, a classe artística do Ceará, e, em particular, de Fortaleza, tem sido desrespeitada reiteradamente pelo poder público, a saber SECULT-CE - Secretaria de Cultura do Ceará e SECULTFOR - Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Verbas reduzidas, empenhos não honrados, cachês ridículos, editais descumpridos (alguns publicados e depois, sem nenhuma resposta, como o caso do edital de residência artística da SECULTFOR), pagamentos de contratações inadimplentes, equipamentos culturais sub-utilizados e tratamento desrespeitoso aos artistas, por produtores (como ocorreu no Festival de Teatro de Fortaleza), são práticas comuns.

Juntamos, então, nossa voz à voz de outros artistas, para divulgar esta carta de manifestação:

"Os artistas cearenses, através desta carta, expressam o descaso da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para com a remuneração dos serviços prestados em seus equipamentos e eventos, desde novembro de 2013, a saber:

1. Espetáculos e atividades artísticas realizadas no Centro Cultural Dragão o Mar, “des-contemplados” pelo “Edital 2013 – Ação Cultural Dragão do Mar”, que divulgou investimento de R$ 600.000 (seiscentos mil reais) para promoção de 278 ações e contemplação de 116 projetos.

2. Evento internacional FEIRA DA PALAVRA DE CABO VERDE, realizado às pressas, em dezembro de 2013, que contactou artistas em cima da hora, sem concordar com assinatura de contrato e prometendo pagamento imediato, sem NENHUM retorno concreto até a presente data.


3. Diversas pendências em vários equipamentos públicos, o que inclui igualmente a contaminação da Secretaria Municipal de Cultura/SECULTFOR com equipamentos como a VILA DAS ARTES, entre outros.

4. Se fôssemos citar tudo de uma vez, não caberia no mesmo post, mas poderemos comentá-los abaixo.

EXIGIMOS uma relação de respeito com a classe artística que, mais uma vez é ignorada por uma gestão descomprometida e incompetente, bem como exigimos um encontro direto com os responsáveis por essa situação tão inaceitável quanto insuportável.

Convocamos aqui TODOS os artistas, amigos, familiares que se sentem lesados e injustiçados por este governo, a se fazerem presentes na próxima quarta, dia 12 de fevereiro de 2014, a partir das 10h da manhã, na sede da SECULT no Centro da Cidade (Praça do Ferreira) e esperamos o mínimo de dignidade dos gestores para nos receber pacificamente.

AMIGOS ARTISTAS, EXPONHAM SUA SITUAÇÃO E OPINIÃO E COMPARTILHEM!

Chegamos à conclusão que “viver de arte” em nosso país é completamente possível, o que não nos parece mais possível é a continuação de uma gestão política desinteressada e desrespeitosa na relação com a cultura local, as linguagens e com a própria classe artística."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...