sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

CURSO DE EXTENSÃO: ARTE, CULTURA E PRIMEIRA INFÂNCIA - UFC/IPREDE

O projeto "ATELIÊ DO IPREDE" (que tem a parceria também da Cia. Plural de Artes Cênicas) realiza o curso de extensão: ARTE, CULTURA E PRIMEIRA INFÂNCIA.

Este é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem por objetivo colaborar com o Iprede – Instituto da Primeira Infância – através da elaboração de um modus operandi que privilegie a experiência estética e singular no campo pedagógico na primeira infância, tendo como local de atuação o ambiente de acolhimento desta instituição

Este curso de extensão tem como objetivo principal qualificar profissionais que atuam com a primeira infância, oferecendo-lhes um curso de extensão em Arte, Cultura e Primeira Infância. O curso solidificará uma parceria entre o Instituto de Cultura e Arte e o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará com o Iprede – Instituto da Primeira Infância.

O curso (destinado aos alunos do Programa de Extensão Multiprofissional em Desenvolvimento na Primeira Infância (UFC), aos funcionários do Iprede, aos alunos da Faculdade de Educação (UFC) e dos cursos de Cinema e Audiovisual, Dança, Música e Teatro do Instituto de Cultura e Arte (UFC)) é gratuito e ocorre uma vez por mês, de fevereiro à dezembro de 2018, na sede do Iprede e conta com uma equipe docente multidisciplinar, cujas afinidades artístico-metodológicas regerão os processos de ensino aprendizagem.

EMENTA:

As linguagens artísticas e suas abordagens na primeira infância: pedagogia do audiovisual; ensino da dança; pedagogias do teatro – jogos, mediação e cultura popular; circo e desenvolvimento infantil; e música. Ludicidade e desenvolvimento da criança. Vivências em teatro, desenho e contação de história.

PROGRAMAÇÃO:

23 de fevereiro – Vivência em contação de história e desenho. Profs. Carolina Vieira (ICA/UFC), Pedro Henriques (ICA/UFC) e Luciane Goldberg (FACED/UFC)
23 de março – Desenho infantil e autobiografismo. Profa. Luciane Goldberg (FACED/UFC)
27 de abril – Vídeo-Remix: por uma pedagogia [do] audiovisual via banco de dados. Profa. Milena Szafir (ICA/UFC)
25 de maio – Circo e desenvolvimento infantil: possibilidades impensáveis. Prof. Tonico Lacerda (Cia Plural de Artes Cênicas)
29 de junho – Jogos, mediação e cultura popular: possibilidades de abordagem em teatro na primeira infância. Prof. Gilvamberto Felix (ICA/UFC)
27 de julho – Música na primeira infância. Profa Liu Man Ying (ICA/UFC)
Em agosto – Quinzena do Ateliê e SIMPÓSIO: Arte, Cultura e Primeira Infância
28 de setembro – Vamos todos cirandar? A importância da ludicidade no desenvolvimento da criança. Profa. Bernadete Porto (FACED/UFC)
19 de outubroAbordagens do ensino em dança para crianças. Profa. Rosa Ana Druot (ICA/UFC)
30 de novembro – Ateliê do Iprede: para além da experiência estética infantil. Prof. Álvaro Madeiro Leite ( UFC/IPREDE) e Lucas Ribeiro (IPREDE)
14 de dezembro – Design Thinking: oficina de projetos inovadores.

Clique AQUI para ver FOTOS DAS AULAS DO CURSO.

Clique AQUI para ver FOTOS DO SIMPÓSIO.

Clique AQUI para saber mais sobre o projeto ATELIÊ DO IPREDE.

Clique AQUI para saber mais sobre o curso ARTE, CULTURA E PRIMEIRA INFÂNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...