(Por Tonico Lacerda Cruz)
Há 116 anos nascia um dos maiores pensadores da Educação: o suiço Jean Piaget!
Ele defendia que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada e o importante mesmo é ensinar a criança a aprender.
Como a maior parte dos integrantes de nosso Elenco Principal também são arte-educadores (ensinando Artes Cênicas: Teatro, Circo e Mímica), não poderíamos deixar esta data passar em vão.
Entender este processo pesquisado por Piaget, contribui fundamentalmente para o entendimento dessa fase tão importante que é a infância, porque a teoria do desenvolvimento da criança de Jean Piaget (considerada construtivista) defende que o conhecimento não é transmitido, e sim construído na relação entre sujeito e objeto.
Esta idéia, aplicada ao ensino das Artes Cênicas, mais que contribuir para o “aprendizado” artístico, leva a descobertas de novas formas de ver o mundo e a sociedade, a ampliar limites corporais e espaciais, a permitir que o “Eu posso” substitua o “Eu não consigo”.
No ensino de Teatro (leia-se também: circo e mímica) sempre diz-se: "Teatro é experimentar, viabilizar possibilidades, criatividade, explorar e ampliar limites corporais e espaciais, permitir-se descobrir..."
Isto temos tido a oportunidade de experimentar, na prática, nos colégios com os quais temos parceria, e, particularmente, no COLÉGIO OLIVEIRA LIMA, já que desde 2011 mantemos parceria com o mesmo, que é, essencialmente, "piagetiano" e utiliza o método piscogenêtico do professor LAURO DE OLIVEIRA LIMA, onde desenvolvemos o ensino de Artes Cênicas (teatro, circo e mímica) para crianças e adolescentes, alunos do Tempo Integral.
Clique AQUI para saber mais sobre o nosso trabalho no COLÉGIO OLIVEIRA LIMA.
Clique AQUI para saber mais sobre o MÉTODO PSICOGENÉTICO e LAURO DE OLIVEIRA LIMA.
O que pensou Piaget
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frases
“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
O que ler
Linguagem e pensamento na criança, J. Piaget (1923)
Formação do símbolo na criança, J. Piaget (1946)
Sugestões
Antes de ler Jean Piaget leia Alfred Binet
Depois de ler Jean Piaget leia: Emilia Ferreiro e Howard Gardner
Para saber mais sobre Piaget, CLIQUE AQUI.
continuem com esse site bom.
ResponderExcluirparabéns, pesquisei sobre Jean Piaget, e achei ótimo o conteúdo sobre Piaget.