quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PALESTRA SOBRE AS ARTES DO CIRCO EM FORTALEZA - CIRCONFERÊNCIA COM JEAN-MICHEL GUY

“ACORDA! uma circonferência aérea” é um projeto de palestra ilustrada idealizada por Jean-Michel Guy, pesquisador junto ao Ministério da Cultura na França, autor e crítico, escrita em colaboração com o artista circense Breno Caetano. A palestra tem como objetivo principal mostrar as possibilidades da criação usando a linguagem circense O aparelho circense em questão é a corda Lisa.Depois do trapézio de voo, do mão a mão, do malabarismo, e antes do arame e do clown, ACORDA!

É a quarta circonferência concebida por Jean-Michel Guy - e a primeira em português.

Como sugere a palavra, trata-se de conferências sobre as artes do circo. Todas são escritas por Jean-Michel em colaboração com um ou mais artistas da especialidade abordada.

Esta quarta conferência vai acontecer em Belo Horizonte, no 13o. Festival Mundial do Circo (29/08 à 08/09) e em Fortaleza, no dia 14 de setembro, às 19 horas, no Theatro José de Alencar.

Concepção geral das circonferências: Jean-Michel Guy
Texto e direção da circonferência aérea: Breno Caetano e Jean-Michel Guy
Tradução de texto: Céline Spinelli
Artistas convidados: Edmar Edmar Cândido de Andrade, Gabriela Jardim, Sanna Vellava, Eric Van-Dalô Vinícius
Produtor: Fred Cardon
Uma co-produção do Grupo Fuzuê e da companhia La Scabreuse.
Com o apoio do Institut Français

Quem é Jean-Michel Guy (França)

Enquanto sociólogo no Ministério francês da Cultura pesquisou sobre vários “assuntos circenses” (“Os públicos do circo”, “A economia nas artes circenses”,…) e publicou vários livros sobre a estética do circo contemporâneo. Desde 1998 ensina a “análise crítica”(de espetáculos) no Centre National des Arts du Cirque e na Ecole Nationale des Arts du Cirque de Roisny-sous-Bois. Em 2004 fundou com dois ex-estudantes do CNAC uma companhia de circo (La Scabreuse). Criaram juntos (e com vários outros artistas, incluindo músicos, atores) três espetáculos. Também é presidente do júri da operação “Jeunes Talents Cirque Europe”, que existe já faz dez anos, que ajuda jovens artistas europeus de circo a criarem sua primeira obra.J.M. Guy defende com muita energia uma visão “artística” do circo e do ensino do circo.

“As chamadas “artes circenses” não são para mim intrinsecamente artísticas. São apenas meios de expressão para quem quiser, com elas, “fazer arte”. E para fazer arte é preciso… dançar, jogar, musicar, filosofar, pensar, ser culto, abertíssimo, curioso de tudo. Por isso acho o ensino da “cultura geral”, da filosofia e da arte tão importante nas escolas de circo, como o ensino puramente técnico.”- diz Jean Michel Guy.

Clique AQUI para ver CURSOS E ESPETÁCULOS EM CARTAZ EM FORTALEZA em AGOSTO/2013

Clique AQUI para ver EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...