Todos os anos se comemora em 29 de Abril, o DIA MUNDIAL DA DANÇA.
Criado em 1982 pela CID – Conselho Internacional da Dança (UNESCO), a comemoração visa atrair a atenção para a arte da dança e este dia e' comemorado por milhões de dançarinos de todo o mundo, juntamente com companhias de dança, escolas de dança e organizações que organizam uma atividade abordando um público diferente do seu habitual.
O Conselho Internacional de Dança é a organização oficial para todas as formas de dança em todos os países do mundo.
- O CID é reconhecido pela UNESCO, pelos governos nacionais e locais, e pelas organizações e instituições internacionais.
- Os seus membros são as federações mais importantes, associações, escolas, empresas e pessoas ativas na dança em mais de 150 países.
- O CID foi fundado em 1973 na sede da UNESCO em Paris, onde está sediado.
- A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A mensagem oficial do Dia da dança é enviada para mais de 150.000 profissionais da dança em 200 países. Ela é traduzida para dezenas de idiomas.
Veja a seguir a mensagem oficial para o Dia Mundial da Dança de 2012
(tradução de Tonico Lacerda Cruz):
(tradução de Tonico Lacerda Cruz):
"Se você procurar na busca do Google a palavra “Dança” usando "terapia" como palavra-chave você encontra pelo menos 2600 anúncios. Isto significa que, aproximadamente, um em cada 100 profissionais de dança fornece alguma forma de terapia. Apesar de 0,01% ser uma porcentagem muito pequena, a terapia é provavelmente o ramo de mais rápida expansão da arte da dança. A proliferação de cursos e oficinas mostra que o número de “terapeutas” da dança tem o potencial para dobrar a cada ano. Os profissionais qualificados são cada vez mais empregados em hospitais, centros de saúde, casas de pessoas idosas, prisões ou manicômios. Práticas privadas estão se multiplicando, e por isso existem escolas de dança oferecendo aulas convencionais de terapia.
Esse boom pode ser devido ao fato de que a cura através da dança tem origem no Ministério da Saúde, em muitos países, por isso a possibilidade de financiamento é incomparavelmente maior do que quando dança é orientada para o desempenho ou recreação. Outra razão é que a vida moderna alijou o homem de funções primárias, e, por isso, as pessoas estão redescobrindo o poder da dança para a cura.
A dança, certamente, faz uma pessoa saudável se sentir melhor, mas buscar o alivio de um problema psicológico através da dança é outra coisa. As sociedades tradicionais têm preservado o bem-estar, proporcionando oportunidades freqüentes para dançar em reuniões sociais e em rituais. Uma vez que esses eventos foram abandonados, a frustração gerada fez com que, agora nos voltemos para as sessões de profissionais para atender a essa necessidade. Danças específicas têm sido usados para curar algumas doenças - investigação é necessário para descobrir se as danças podem ser utilizadas hoje para a mesma finalidade.

Terapias utilizando danças modernas, apesar de algumas terem décadas de idade, desenvolveram novas técnicas, apenas parcialmente baseadas em práticas tradicionais. A dança favorece um conhecimento teórico do corpo, quando bem aplicada, e estabelece a sua eficácia. Mas, muito mais precisa ser feito.
Instiguemos as universidades para lançarem currículos de dança-terapia, os governos a reconhecerem terapeutas de dança como uma profissão regulamentada e agências de segurança social a pagarem tratamentos de dança quando prescritos por médicos, psicólogos e outros terapeutas primários."
Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança - CID
UNESCO, Paris
Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2013.
Clique AQUI para saber mais sobre a historia do DIA MUNDIAL DA DANÇA.
Clique AQUI para saber mais sobre a historia do DIA MUNDIAL DA DANÇA.
Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!