sábado, 7 de abril de 2012

MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DA DANÇA 2012 : CID - UNESCO - ONU

Todos os anos se comemora em 29 de Abril, o DIA MUNDIAL DA DANÇA

Criado em 1982 pela CID – Conselho Internacional da Dança (UNESCO), a comemoração visa atrair a atenção para a arte da dança e este dia e' comemorado por milhões de dançarinos de todo o mundo, juntamente com companhias de dança, escolas de dança e organizações que organizam uma atividade abordando um público diferente do seu habitual.

O Conselho Internacional de Dança é a organização oficial para todas as formas de dança em todos os países do mundo.

- O CID é reconhecido pela UNESCO, pelos governos nacionais e locais, e pelas organizações e instituições internacionais.

- Os seus membros são as federações mais importantes, associações, escolas, empresas e pessoas ativas na dança em mais de 150 países.

- O CID foi fundado em 1973 na sede da UNESCO em Paris, onde está sediado.

- A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A mensagem oficial do Dia da dança é enviada para mais de 150.000 profissionais da dança em 200 países. Ela é traduzida para dezenas de idiomas.

Veja a seguir a mensagem oficial para o Dia Mundial da Dança de 2012
(tradução de Tonico Lacerda Cruz):

"Se você procurar na busca do Google a palavra “Dança” usando "terapia" como palavra-chave você encontra pelo menos 2600 anúncios. Isto significa que, aproximadamente, um em cada 100 profissionais de dança fornece alguma forma de terapia. Apesar de 0,01% ser uma porcentagem muito pequena, a terapia é provavelmente o ramo de mais rápida expansão da arte da dança. A proliferação de cursos e oficinas mostra que o número de “terapeutas” da dança tem o potencial para dobrar a cada ano. Os profissionais qualificados são cada vez mais empregados em hospitais, centros de saúde, casas de pessoas idosas, prisões ou manicômios. Práticas privadas estão se multiplicando, e por isso existem escolas de dança oferecendo aulas convencionais de terapia.

Esse boom pode ser devido ao fato de que a cura através da dança tem origem no Ministério da Saúde, em muitos países, por isso a possibilidade de financiamento é incomparavelmente maior do que quando dança é orientada para o desempenho ou recreação. Outra razão é que a vida moderna alijou o homem de funções primárias, e, por isso, as pessoas estão redescobrindo o poder da dança para a cura.

A dança, certamente, faz uma pessoa saudável se sentir melhor, mas buscar o alivio de um problema psicológico através da dança é outra coisa. As sociedades tradicionais têm preservado o bem-estar, proporcionando oportunidades freqüentes para dançar em reuniões sociais e em rituais. Uma vez que esses eventos foram abandonados, a frustração gerada fez com que, agora nos voltemos para as sessões de profissionais para atender a essa necessidade. Danças específicas têm sido usados para curar algumas doenças - investigação é necessário para descobrir se as danças podem ser utilizadas hoje para a mesma finalidade.

Ainda mais impressionante é o fato de que pacientes se dizem curados não por sua própria dança, mas pela dança de outra pessoa. Em muitos países do mundo as pessoas procuram curandeiros, pajés e feiticeiros para antigas práticas, porque acham isto benéfico. Estas “danças”, rejeitadas até agora pelas sociedades industrializadas, merecem um estudo sério.

Terapias utilizando danças modernas, apesar de algumas terem décadas de idade, desenvolveram novas técnicas, apenas parcialmente baseadas em práticas tradicionais. A dança favorece um conhecimento teórico do corpo, quando bem aplicada, e estabelece a sua eficácia. Mas, muito mais precisa ser feito.

Instiguemos as universidades para lançarem currículos de dança-terapia, os governos a reconhecerem terapeutas de dança como uma profissão regulamentada e agências de segurança social a pagarem tratamentos de dança quando prescritos por médicos, psicólogos e outros terapeutas primários."

Alkis Raftis
Presidente do Conselho Internacional de Dança - CID
UNESCO, Paris

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2013.

Clique AQUI para saber mais sobre a historia do DIA MUNDIAL DA DANÇA.

Clique AQUI para saber sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...