quarta-feira, 14 de maio de 2008

PESQUISA E ESTUDO

.



A capacitação permanente dos artistas de nosso Elenco Principal é uma das filosofias da CIA PLURAL DE ARTES CÊNICAS, que incentiva e investe sempre em formação técnica e reciclagem artística, com participações em oficinas, congressos e cursos.











Além disso, possuímos um programa permanente de pesquisa, já tendo pesquisado TEATRO NATURALISTA , TEATRO INFANTIL e TÉCNICAS CIRCENSES,  e, em 2013, finalizamos pesquisa em MÍMICA E TEATRO FÍSICO, sempre com montagens de espetáculos como conclusão e experimentação de resultados.








A partir de 2017, começamos pesquisa em TEATRO DE ANIMAÇÃO, na qual pretendemos explorar competências em Teatro de bonecos, de coisas, de sombras etc.









Também trouxemos a Fortaleza o Mímico paranaense radicado no Rio de Janeiro Jiddu Saldanha, que ministrou uma oficina de Mímica teatral e apresentou seu espetáculo de mímica intitulado "Paparazzho", apresentado no Teatro Dragão do Mar, com participação dos alunos da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS.

Atualmente, estamos em processo de elaboração e montagem do Espetáculo de conclusão desta pesquisa, intitulado "EM CONSTRUÇÃO". Clique AQUI para saber mais sobre o ESPETÁCULO.





Em relação às pesquisas anteriores, continuamos nos atualizando permanentemente, através de pesquisa e intercâmbio com outros pesquisadores.

A pesquisa em TEATRO INFANTIL resultou numa TRILOGIA DE ESPETÁCULOS INFANTO-JUVENIS. Clique AQUI para saber mais.

Fruto também deste trabalho é que a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS descobriu e importou da Europa o mais moderno equipamento de malabares do mundo: o ASTROJAX, sucesso na Europa, Japão e Estados Unidos. (Clique AQUI para conhecer os fabulosos efeitos de luz deste equipamento).

Os integrantes de nosso ELENCO PRINCIPAL estão se capacitando para manipularem este equipamento e difundir a técnica e conhecimento, compartilhando com alunos e interessados.

Capacitações mais recentes (clique no link para saber mais):

- OFICINA - TEORIA E PRÁTICA DO TEATRO DE ANIMAÇÃO - Ministrada pelo diretor carioca Miguel Vellinho do Grupo PeQuod (RJ), em JULHO/2014, na CAIXA CULTURAL FORTALEZA.

- PALESTRA E MESA REDONDA - TEATRO PARA BEBÊS - A Poética no jardim da primeira infância, com CARLOS LAREDO e CLARISSE CARDEL, em JUNHO/2014, no PORTO IRACEMA DAS ARTES.

- PALESTRA E OFICINA - TEATRO PARA JOVENS - Ministrada pelo diretor paulista AMARI FALSETI, em MAIO/2014, no Porto Iracema das Artes.

- OFICINA DE PIROMALABARISMO (MALABARISMO COM FOGO) - Ministrada pelo artista e diretor TONICO LACERDA CRUZ, em ABRIL/2014

- OFICINA DE MALABARISMO E MANIPULAÇÃO DE CHAPÉUS - Ministrada pelo artista peruano RODRIGO MÖLLER, no FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ, no DRAGÃO DO MÁR, em Março/2014.

- OFICINA DE COMICIDADE FEMININA: "DA GRAÇA AO RISO" - Ministrada pelas artistas MARIANA RABELO e SANDRA OLIVEIRA, em Março/2014, na Caixa Cultural Fortaleza.

- MINICURSO: AS FACES DO RISO - Ministrada pelo prof. FERNANDO LIRA, pelo Grupo CRISE, do IFCE - durante os mêses de março, abril e maio/2014.

- VOXPLORATION - Ministrado pelas artistas ANDREA SANTIAGO e CLARISSE ASSAD, na Caixa cultural Fortaleza, em fevereiro/2014.

- OFICINA DE CLOWN - Ministrado por FRED RAPOSO, em Fevereiro/2014, na VIVA - Escola de Artes.

- 23a. CONFAEB - Congresso Brasileiro da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - Realizado em Porto de Galinhas-PE, de 3 a 6/11/2013.

- DANÇA-TEATRO: COMPETÊNCIA EM TANGO-BOLERO - Ministrado pela artista, bailarina, professora de dança e coreógrafa Neiliane Felipe, iniciada em janeiro de 2013.

- II SEMINÁRIO DANÇA TEATRO EDUCAÇÃO - Promovido pelo ICA - Instituto de Cultura e Arte da UFC - Universidade Federal do Ceará, no período de 23 a 25/05/2012.

- SEMINÁRIO INTERNACIONAL TEATRO MITO ANTROPOFAGIA - Promovido pela Associação Educativa Cultural TEATRO DA BOCA RICA, pelo INESP e pelo SESC-CE, no período de 16 a 19/05/2012.

- OFICINA: O CLOWN- Promovido pelo Curso de Licenciatura em Teatro da UFC - PIBIC-TEATR / CAPES, ministrado por Júlia Sarmento, em Abril/2012 

- OFICINA: O GESTO DO ATOR NA CENA CÔMICA - Promovido pelo Curso de Licenciatura em Teatro do IFET-CE, ministrado por Henrique Bezerra, em Fevereiro' 2012.

- WORKSHOP DE DIREÇÃO TEATRAL - WALTER LIMA - Promovido pela Vila das Artes dentro do módulo de Direção Teatral do curso Teatro: Conexões Contemporâneas da Escola Pública de Teatro, ministrado em Janeiro'2012.

- CURSO DE MAQUIAGEM TEATRAL - Promovido pela VILA DAS ARTES e ministrado pelo professor Doel Sauerbronn, em 2011.

- CURSO: DANÇA E TEATRO CRIATIVO - Curso de extensão promovido pelo curso de Licenciatura em Teatro do IFET-CE e ministrado por Jacqueline Peixoto, em 2011.

- CAPACITAÇÃO EM SAPATEADO - Ministrado pelo ator, bailarino e coreógrafo Wellington Calaça, em 2010, especificamente para o Espetáculo "EM CONSTRUÇÃO".

- CURSO: CORPO E MOVIMENTO - Curso de extensão promovido pelo curso de Licenciatura em Teatro do IFET-CE e ministrado por Jacqueline Peixoto, em 2010.

- CURSO FUNDAMENTOS DE STANISLAVSKI - Nossa participação no Curso de "Os fundamentos do Método de Stanislavski", ministrado pelo dramaturgo e professor russo VALENTIM TEPLYAKOV, maior discípulo vivo de STANISLAVSKI, promovido pela APTECE e TEATRO DA PRAIA, em FORTALEZA - CE, em 2010.

- OFICINA COM MAURICE DUROZIER - Nossa participação na oficina do diretor e professor do Téatre du Soleil, promovida pelo Teatro José de Alencar, em Fortaleza - CE, em 2008.

- CURSO COM VALENTIM TEPLYAKOV - Nossa participação no Curso de "O Teatro de Stanislavski", com o renomado dramaturgo e professor russo, maior discípulo vivo de STANISLAVSKI, promovido pelo TEATRO JOSÉ DE ALENCAR, em FORTALEZA - CE, em 2008.

- OFICINA COM O MÍMICO JIDDU SALDANHA - Promovemos e produzimos a vinda do renomado mímico a Fortaleza em 2007 - Nossa participação na oficina e no espetáculo do mesmo.

- ENCONTRO MUNDIAL DAS ARTES CÊNICAS - Nossa participação neste importante Encontro, realizado em Belo Horizonte.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...