terça-feira, 11 de outubro de 2011

8a. BIENAL DE DANÇA - MAIS DUAS OFICINAS GRATUITAS


Mais duas oficinas da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará estão com inscrições abertas. A paulista Isabel Marques vai tratar sobre Leituras de Dança, Leituras de Mundo e o também paulista Fábio Brazil é responsável pela oficina Poesia e Movimento. Ambas acontecerão nos dias 31/10 e 01/11, das 10h às 13h, na Vila das Artes, em Fortaleza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27/10 no Teatro da Boca Rica (Rua Dragão do Mar, 260, Praia de Iracema). As duas oficinas são atividades da Bienal Estação Criança, uma ação da Bienal de Dança.


A paulista Isabel Marques direciona suas aulas para artistas da dança, professores com experiências em dança e estudantes da área. A diretora do Caleidos Cia. de Dança, que também se apresentará na programação artística da Bienal, tratará das relações entre a dança e a criança, dando ênfase aos processos criativos que permitem múltiplas leituras da dança articuladas às leituras de mundo.

Fábio Brazil, premiado poeta e professor de História da Arte e Literatura, ministrará oficina voltada para compreensão criativa e crítica dos elementos verbal e corporal a partir da leitura, análise e fruição de poemas e de suas relações com a linguagem da dança de modo a conhecer, reler e sistematizar o conhecimento, a produção e a apreciação de dança e da poesia. As aulas são voltadas para artistas da dança, poetas com interesse e prática de movimento, professores com experiência em dança e estudantes da área.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Foram prorrogadas até o dia 19/10 as inscrições para quatro oficinas a serem ministradas por Carlos Simioni (SP), Andréa Bardawil, Graça Martins e Emídio Sanderson (CE). As ações formativas acontecerão em Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Barbalha e Itapipoca, reforçando o compromisso da Bienal de Dança em interiorizar suas atividades. São disponibilizadas 15 vagas e o único pré-requisito é a entrega de currículo.

Em quatro cidades

Da Energia à Ação é o nome da oficina de Carlos Simioni, cofundador do Lume Teatro e ator pesquisador desde 1985. O curso terá como ponto de partida alguns dos elementos do treinamento energético e técnico dos atores do Lume, como a transformação do peso em energia, a dinâmica das ações físicas no tempo e no espaço, bem como a relação com o chão e o ar. O ateliê ocorrerá em Fortaleza (de 23 a 25/10), Itapipoca (26 a 28/10), Paracuru (29 a 31/10) e Juazeiro do Norte (02 a 04/11). As inscrições serão feitas em Fortaleza no Teatro da Boca Rica, em Itapipoca no Galpão da Cena (Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331, Coqueiro), em Paracuru na Escola de Dança de Paracuru (Rua Pedro Barroso Meireles, 175, Boca do Poço) e em Juazeiro do Norte na Associação Dança Cariri (Rua da Conceição, 1391, São Miguel).


Em Juazeiro do Norte

A coreógrafa cearense Andréa Bardawil ministra no dia 04/11 em Juazeiro do Norte a oficina Improvisação e Composição: a construção poética do visível. Nela, serão abordados a utilização de técnicas de educação somática e consciência corporal na prática da dança, de tal forma que possam funcionar como suporte para a composição coreográfica e a construção de imagens.

Emídio Sanderson ministrará, de 25 a 28/10, o curso Projetos Culturais: viabilizando ideias criativas. Nela, buscará desenvolver habilidades técnicas e conceituais na área de empreendedorismo cultural, com destaque na elaboração e formatação de projetos. A oficina também acontecerá em Sobral, de 13 a 16/10, como inscrições encerradas. As inscrições para as oficinas de Andréa Bardawil e Emídio Sanderson em Juazeiro do Norte devem ser feitas na Associação Dança Cariri.



Em Barbalha

A também cearense Graça Martins levará o ateliê Danças Tradicionais Brasileiras a Barbalha no dia 04/11. A oficina visa esclarecer sobre conceitos, compreensão e usos das culturas populares, atentando para o aspecto tradição como espaço de vivência na contemporaneidade. Os formulários de inscrição estarão disponíveis na Secretaria de Cultura de Barbalha (Rua da Matriz, 25, Centro). A mesma oficina será ministrada também em Sobral no dia 19/10, com inscrições encerradas.

Clique AQUI para saber como foi a CONVOCATÓRIA PARA A 8a. BIENAL DE DANÇA.

Clique AQUI para saber sobre as OFICINAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA AVANÇADAS

Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.

Clique AQUI para ver o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.
.

A 8ª Bienal de Dança do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cultura (Minc), Petrobras e o BNDES. Tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Oi e Caixa Econômica Federal. Apoio cultural: MinC (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Centro Cultural Banco do Nordeste, Oi Futuro, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), prefeituras dos municípios sedes da bienal, entre outros parceiros. A realização é da Indústria da Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...