segunda-feira, 17 de outubro de 2011

8a. BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ - PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Com toda a programação gratuita, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará terá abertura oficial no dia 21 de outubro em Fortaleza, onde acontece até o dia 29, mas já terá atividades a partir do dia 03, começando por Paracuru e encerrando no dia 06 de novembro em Nova Olinda.

Lançada em 1997, comemora 15 anos guiando-se por princípios e diretrizes que têm caracterizado o evento ao longo de sua existência, valorizando a multiplicidade das tendências artísticas, a descentralização das ações, o acesso democrático à programação, a formação e informação do público e dos artistas da dança, entre outras pautas de grande importância.

Além de Fortaleza a 8ª Bienal de Dança estará em mais dez cidades cearenses, apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e o BNDES.

Este ano comemorativo será marcado pelo lançamento do livro dos 15 anos, a segunda edição da revista OlharCe e a edição de mais 20 programas Terceira Margem, veiculado na TV O Povo, retransmissora da TV Cultura. Desses 20, dez serão especiais, criados, produzidos e editados pelos Pontos de Cultura de Paracuru, Vidança e Edisca.

COLÓQUIOS DE DANÇA 2011

Preparando terreno para a realização da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, entre 18 e 20 de outubro é realizado o Colóquios de Dança 2011, envolvendo pesquisadores, coreógrafos e bailarinos em torno de discussões sobre este fazer artístico. Conferências, palestras, conversas com artistas, exibições de documentários e apresentações estão previstos na programação que acontece na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, UFC, parceira na realização desta atividade por meio do IV Festival UFC de Cultura, sob a organização de Ernesto Gadelha (CE) e Thereza Rocha (RJ/CE).

Com o tema “carne.da.memoria.da.carne: repertórios, corporeidades, subjetividades o repertório e processos de transmissão”, o Colóquios de Dança promove conferências de Isabelle Launay (FRA), Rosa Primo (CE), Beatriz Cerbino (RJ), Astrid Toledo (RJ), Marcus Vinícius (RJ), e Sandra Meyer (SC); Conversas com Cláudio Bernardo (BEL), Michèle Anne De Mey (BEL), Loïc Touzé (FRA), Paulo Caldas (RJ/CE), Jérôme Bel (FRA) e Pablo Assumpção (CE); exibição do documentário Light, No Light, da belga Ludovica Riccardi, que retrata o processo de criação de Inoui, obra de Pierre Droulers; e apresentações dos espetáculos Céu na Boca, com a Quasar Cia. de Dança (GO), e Maneries, de Luis Garay e Cia. Buenos Aires (Argentina).
Abrindo a programação do Colóquios de Dança 2011, de 14h às 16h dessa terça-feira, dia 18, no Auditório Castelo Branco - Reitoria da UFC, a pesquisadora Isabelle Launay (França) ministra a conferência “A Propósito do devir das obras em dança contemporânea”. Em seguida, a bailarina e pesquisadora Rosa Primo (CE) fala sobre “Arranjos do tempo re-des-cobertos em dança”.

De 16h30 as 17h30, os bailarinos Cláudio Bernardo (Bélgica) e Michèle Anne De Mey (Bélgica) participam de uma conversa com o público, também no auditório Castelo Branco. Às 19h, a Quasar Cia. de Dança (GO) apresenta o espetáculo Céu na Boca, na Concha Acústica da UFC. A programação segue até quinta-feira, sempre no período da tarde/noite.

Clique AQUI para ver a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Clique AQUI para ver como foi a CONVOCATÓRIA e INSCRIÇÕES.

Clique AQUI para ver as OFICINAS.

Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.

Clique AQUI para ver o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...