quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

REDEMOINHO - MOVIMENTO BRASILEIRO DE TEATRO DE GRUPO FAZ MAPEAMENTO DE GRUPOS DE TEATRO DO BRASIL

O MOVIMENTO REDEMOINHO foi criado no ano de 2004, na cidade de Belo Horizonte, durante um encontro de espaços de criação, compartilhamento e pesquisa teatral realizado pelo Galpão Cine Horto. Nessa ocasião, grupos de vários estados do país fundaram uma rede nacional voltada para discussão sobre políticas públicas para o teatro em âmbito federal.

Infelizmente, os seis encontros já realizados com grupos de teatro de todo o brasil não receberam a devida divulgação aqui no Ceará, para que os grupos de teatro interessados, daqui, pudessem enviar seus representantes. Apenas dois grupos estão cadastrados até hoje...

Nos últimos dias 10 e 11 de novembro aconteceu em São Paulo a reunião nacional do movimento Redemoinho, que após dois anos de pausa, retomou sua atuação com a intenção de ser um movimento que, não só reconheça, mas abrigue e afirme a diversidade de pontos de vista como potência e característica geradora de movimento.

Com o intuito de compreender melhor as realidades de cada estado e constituir-se como um movimento de amplitude, de fato, nacional, o Redemoinho passará a dedicar-se também ao mapeamento e levantamento de informações sobre grupos de teatro do país. Além de atuar diretamente, o movimento buscará se associar a iniciativas similares já em curso, otimizando seu processo.

Além dos benefícios que o reconhecimento mútuo entre os grupos poderá proporcionar, entendeu-se que só é possível exigir políticas públicas que de fato contemplem nossas necessidades após entendermos quem somos, quantos, e o que caracteriza o fazer de teatro de grupo no Brasil.

A primeira etapa desta pesquisa é um cadastramento dos grupos, através de um formulário simples com os seguintes dados:

1. Nome do grupo;
2. Cidade;
3. Estado;
4. Representante;
5. Telefone
6. E-mail

Clique AQUI para PREENCHER O FORMULÁRIO DE MAPEAMENTO.

O mesmo também pode ser feito através de e-mail, enviando os dados solicitados para mapeamento.redemoinho@gmail.com.

Foi estabelecida a data de 31 de dezembro de 2012 como prazo final para cadastramento. Em seguida, se partirá para uma segunda etapa do mapeamento, com dados mais detalhados sobre cada um dos grupos.

É importante deixar claro que todos os grupos estão convidados a fazerem parte do movimento, no entanto esse cadastro não implica necessariamente na participação do seu grupo no Redemoinho, trata-se de um mapeamento dos grupos do país independente de serem integrantes ou não do movimento.

Portanto, DIVULGUE PARA OS GRUPOS QUE VOCÊ CONHECE! O teatro não pode compactuar com aqueles que acreditam na "reserva de mercado", porque o teatro sério é de todos os que o levam à sério e é feito para todos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...