Flor de Macambira - Foto: Sol Coelho |
Baseado na obra “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo, Flor de Macambira, é uma leitura contemporânea do texto da década de 60, numa adaptação de Rosyane Trotta. A peça é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.
Nesta edição do festival, dos 32 espetáculos que compuseram a programação, a maior parte foi apresentada em praças e espaços não convencionais. Somente sete peças foram encenadas no Teatro Rachel de Queiroz pequeno, de 150 lugares.
A noite de encerramento contou com a apresentação de duas companhias de palhaços que se apresentaram na praça do teatro grande, como parte da Mostra Ceará Convida. Da Argentina, o Circo VE, Variedades Escênicas, apresentou Prismáticos, e os brasilienses do Circo Teatro Artetude divertiram crianças e adultos com O Grande Circo dos Irmãos Saúde.
O XVIII FNT foi realizado pela AGUA, com patrocínio da Oi. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (SECULT) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Oi Futuro e COELCE. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parceria: Secretaria do Turismo (SETUR), SESC/FECOMÉRCIO. Promoção: Jornal O Povo.
Olá pessoal!
ResponderExcluirMeu nome é Luciano Bento, e estava lá na platéia e no debate prestigiando o maravilhoso trabalho de vocês... Eu "cantei" a pedra ao dizer que tenho sorte de assistir aos espetáculos que vencem o FNT de Guaramiranga, em especial aos da Paraíba que sempre fazem diferença no referido festival.
Digo isso com toda propriedade, pois prestigio o festival de Guaramiranga há 15 anos consecutivos e num retrospecto dos últimos anos os grupos paraibanos sempre tiveram entre os melhores!
Um grande abraço a todos, parabéns pela merecida conquista!
Atenciosamente,
Luciano Bento
Ponto de Cultura Acauã das Artes.
Visite o nosso blog: www.acauadasartes.blogspot.com