segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FLOR DE MACAMBIRA (Coletivo Ser Tão Teatro - PB) - MELHOR ESPETÁCULO DO XVIII FNT Eleito pelo público

Flor de Macambira - Foto: Sol Coelho
Flor de Macambira, do Coletivo Ser Tão Teatro, da Paraíba, foi eleito pelo público o melhor espetáculo da Mostra Nordeste do XVIII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que terminou na noite do último sábado, 10, em Guaramiranga, Ceará, depois de oito dias de programação. Participaram da mostra nove companhias teatrais de sete estados do Nordeste. Christina Streva, diretora da montagem vencedora, recebeu o troféu Beija-Flor da mão da professora Cida de Sousa, que compôs o corpo de  debatedores desta edição do festival.

Baseado na obra “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo, Flor de Macambira, é uma leitura contemporânea do texto da década de 60, numa adaptação de Rosyane Trotta. A peça é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.

Nesta edição do festival, dos 32 espetáculos que compuseram a programação, a maior parte foi apresentada em praças e espaços não convencionais. Somente sete peças foram encenadas no Teatro Rachel de Queiroz pequeno, de 150 lugares.

A noite de encerramento contou com a apresentação de duas companhias de palhaços que se apresentaram na praça do teatro grande, como parte da Mostra Ceará Convida. Da Argentina, o Circo VE, Variedades Escênicas, apresentou Prismáticos, e os brasilienses do Circo Teatro Artetude divertiram crianças e adultos com O Grande Circo dos Irmãos Saúde.

O XVIII FNT foi realizado pela AGUA, com patrocínio da Oi. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (SECULT) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Oi Futuro e COELCE. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parceria: Secretaria do Turismo (SETUR), SESC/FECOMÉRCIO. Promoção: Jornal O Povo.

Um comentário:

  1. Olá pessoal!

    Meu nome é Luciano Bento, e estava lá na platéia e no debate prestigiando o maravilhoso trabalho de vocês... Eu "cantei" a pedra ao dizer que tenho sorte de assistir aos espetáculos que vencem o FNT de Guaramiranga, em especial aos da Paraíba que sempre fazem diferença no referido festival.

    Digo isso com toda propriedade, pois prestigio o festival de Guaramiranga há 15 anos consecutivos e num retrospecto dos últimos anos os grupos paraibanos sempre tiveram entre os melhores!

    Um grande abraço a todos, parabéns pela merecida conquista!
    Atenciosamente,
    Luciano Bento
    Ponto de Cultura Acauã das Artes.

    Visite o nosso blog: www.acauadasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...