O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.
A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França), em 1962; em 2009, pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em 02-05-2009); em 2010 por Dame Judi Dench (Inglaterra); em 2011 pela africana Jessica Atwooki Kaahwa. e no ano passado por John Malkovich (EUA).
O Instituto Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de 2013, que foi escrita pelo dramaturgo italiano Dario Fo e traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceará- Brasil) Tonico Lacerda Cruz.
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Breve biografia de Dario Fo
(autor da mensagem do Dia Internacional do Teatro de 2013)
Dario Fo nasceu em 1929 em Sangiano (Varese - Itália), e bem jovem, entrou em contato com o teatro popular e da tradição oral. Seu avô era um contador de histórias conhecido, seu pai era um trabalhador ferroviário, sua mãe uma camponesa.
Adolescente, mudou-se para Milão, onde frequentou a Academia de Belas Artes de Brera e mais tarde matriculou-se na Faculdade de Arquitetura do Politécnico, mas abandonou antes da formatura. Ironicamente, mais tarde, recebeu inúmeros títulos honoris causa.
Nos primeiros anos de aprendizado, no entanto, a sua atividade é fortemente caracterizada pela improvisação.
A partir de 1952 começou a colaborar com a RAI, onde escreveu e leu para as transmissões de rádio dos "nano" Poer monólogos que são representados logo após no Teatro Odeon no Milan. Em colaboração com dois grandes do teatro Italiano - Franco Parenti e Durano Justin, nasceu em 1953, "o dedo no olho", um show de sátira social e política, e em 1954 "Saudável como um chapeleiro", dedicado à vida cotidiana e aos conflitos políticos na Itália. O texto, não surpreendentemente, é duramente atingido pela censura, e a colaboração termina. Na verdade, quando os burocratas começaram a ler os roteiros, os autores deixam a transmissão em sinal de protesto.
Em 1959, ele cria com sua esposa Franca Rame, um grupo de teatro que leva seu nome: assim começa o período de repetidas queixas por parte das instituições, então em vigor. Ainda escrevendo para a televisão para "Canzonissima", mas em 1963 deixou o RAI e voltou para o teatro. Constitui o grupo New Scene, que visa desenvolver um teatro alternativo forte, mas ao mesmo tempo popular.
Enquanto isso, tenta a experiência no cinema. Torna-se o co-autor e intérprete de um filme de Charles Lizzani ("Eu desaparafusado" - 1955).
A temporada de teatro 1969-1970 foi totalmente do espetáculo "cartoon Mistério", talvez a mais famosa obra de Dario Fo, fruto da sua pesquisa sobre as origens da cultura popular. Original e engenhosa ação de Fo, as letras refletem a linguagem medieval e da fala, criando com isso através de uma mistura de dialeto "Po", expressões de palavras antigas e novas criadas por Fo. É o chamado "Grammelot" (Gromelô) em português, uma linguagem surpreendente expressiva arcaico, complementado por gestos e expressões faciais do ator plástico.
Em 1969, fundou o "Teatro da Cidade, o Coletivo".
Em 1977, depois de um longo exílio (15 anos), volta a televisão.
Nos últimos anos, ele continuou a produzir peças, como "Johan Padan à descoberta das Américas" e "O diabo com mamas", tendo o cuidado também de orientar e ensinar. Por exemplo, em 1987, publicou o "ator mínimo do Proprietário" beneficiando não só os fãs, mas também para aqueles que desejam embarcar na estrada do teatro.
Em 1997 ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura "para emular os bobos da Idade Média, flagelando as autoridades e apoiando a dignidade dos oprimidos." "Dario Fo", diz o comunicado oficial da Fundação Nobel , "com uma mistura de riso e seriedade abre nossos olhos para os abusos e injustiças da sociedade, ajudando a colocá-los em uma ampla perspectiva histórica."
A premiação do Nobel gerou algumas críticas, devido à natureza mal definida da arte de Fo (alguns questionam que se pode definir um "letrado" ou um "escritor" no sentido estrito). O premiado, no entanto, não se limita a aquecer a glória alcançada, mas usa a cerimônia para lançar uma nova iniciativa contra a diretiva sobre o patenteamento de organismos vivos propostos pelo Parlamento Europeu.
Leia a seguir a íntegra da mensagem:
(Traduzido para o português por Tonico Lacerda Cruz, Diretor Teatral da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS - Ceara - Brasil)
"Já faz muito tempo que a forma de resolver o problema da intolerância para com os comediantes era expulsá-los do país.
Hoje, os atores e as companhias de teatro têm dificuldades em encontrar teatros, praças públicas e espectadores, tudo por causa da crise. Os Governantes, portanto, não estão mais preocupados com os problemas de controle sobre aqueles que se expressam com ironia e sarcasmo, já que não há lugar para atores, nem existe um público para assistir.
Ao contrário, durante o período do Renascimento, na Itália, os que estavam no poder tinham que fazer um esforço significativo para manter em seus territórios, os Commedianti, uma vez que estes desfrutavam de um grande público.
É sabido que o grande êxodo de artistas da Commedia dell'Arte aconteceu no século da Contra-Reforma, que decretou o desmantelamento de todos os espaços do teatro, especialmente em Roma, onde foram acusados de ofender a cidade santa. Em 1697, o Papa Inocêncio XII, sob a pressão de insistentes pedidos do lado mais conservador da burguesia e dos expoentes do clero, ordenou a demolição do Teatro Tordinona, em cujo palco, segundo os moralistas, tinha encenado o maior número de performances obscenas.
Na época da Contra-Reforma, o cardeal Carlo Borromeo, que era ativo no Norte de Itália, havia se comprometido com o resgate dos "filhos de Milão", estabelecendo uma clara distinção entre a arte - como a mais alta forma de educação espiritual, e o teatro - a manifestação de palavrões e de vaidade. Em uma carta dirigida aos seus colaboradores, que eu cito de improviso, ele se expressa mais ou menos da seguinte forma: "(...) em relação à erradicação da erva do mal, fizemos o nosso melhor para queimar textos que continham discursos infames, para erradicá-los da memória dos homens, e, ao mesmo tempo, a processar também aqueles que divulgaram tais textos impressos. Evidentemente, no entanto, enquanto estávamos dormindo, o diabo trabalhou com astúcia renovada. Como penetra na alma mais do que o que os olhos vêem, o que você pode ler nos livros desse tipo! Assim como a palavra falada e o gesto apropriado são muito mais devastadores para as mentes dos adolescentes e jovens do que uma palavra morta impressas em livros. É, portanto, urgente livrar nossas cidades de fabricantes de teatro, como fazemos com as almas indesejadas.".
Então, a única solução para a crise está na esperança de que uma grande "expulsão" seja organizada contra nós e, especialmente, contra os jovens que desejam aprender a arte do teatro: a diáspora nova de comediantes, de fabricantes de teatro, que, certamente, a partir de tal imposição, terão benefícios inimagináveis para uma nova representação."
Dario Fo
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