segunda-feira, 9 de julho de 2012

BIENAL DE DANÇA DE PAR EM PAR 2012 - ENCONTRO TERCEIRA MARGEM - CONVOCATÓRIA - INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas, até 12 de agosto, a BIENAL DE DANÇA DE PAR EM PAR 2012 - 3o. ENCONTRO TERCEIRA MARGEM, que vai acontecer em Fortaleza - Ceará, de 19 a 28 de outubro.


DRAMATURGIAS DO CORPO

Na dança contemporânea, vemos confluir proposições poéticas regidas pelos fluxos dos afectos e daquilo que é presente e material, proposições de universos sensíveis em que se multiplicam dramaturgias do corpo, do movimento e da imagem.

Diferentemente das convenções cênicas estabelecidas pela tradição dramática, onde a dinâmica da significação marcou ações, gestos e movimentos, o que assistimos é uma aposta estética da dança em novos territórios de sentido, na sua autonomia em relação às narrativas e nos processos híbridos da arte, que se desviam de linguagens convencionais do corpo e da cena. Trata-se, portanto, de um espaço cujas configurações dramatúrgicas não se fundamentam na lógica de uma linguagem que significa, mas num traçar de movimentos de onde todos os sentidos nascem.

É nessa lógica das sensações que a 3ª edição do Encontro Terceira Margem, realizado pela Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012, pretende traçar um corpo de pensamento e convocar artistas, pesquisadores, pensadores do corpo a propor seus trabalhos, a interrogar sobre as dramaturgias dos corpos dançantes.

PROPOSTAS ARTÍSTICAS

1) Espetáculos adultos e infantis

Obras que tenham o corpo e a materialidade cênica como princípio de composição dramatúrgica, inseridas no contexto da dança e da cena contemporâneas. A convocatória desta categoria é de alcance nacional, para qualquer pessoa independente de nacionalidade e maior de 18 (dezoito) anos. Os espetáculos adultos e infantis terão seus cachês definidos após a seleção.

2) Performances e Intervenções Urbanas

Proposições pontuais de caráter performático, a serem realizadas nas áreas térreas, estacionamentos e jardins do conjunto de prédios da Vila das Artes (sede das Escolas Públicas de Audiovisual, Dança, Teatro e Artes Visuais), assim como nos espaços públicos arredores (tais como a Praça da Bandeira). A fim de favorecer maior detalhamento e especificação das propostas artísticas, tais espaços estarão abertos à visitação mediante agendamento prévio junto à produção da Bienal de Dança, através do e-mail terceiramargem@bienaldedanca.com. As obras selecionadas na categoria Performances e Intervenções Urbanas terão uma ajuda de custo para a montagem de R$ 1.500,00. A convocatória desta categoria é aberta para qualquer pessoa moradora do Ceará há pelo menos um ano, independente de nacionalidade e maior de 18 (dezoito) anos.

3) Vídeo-instalações

Proposições de obras fílmicas que explorem as dramaturgias que se inscrevem na relação corpo-imagem, realizadas em qualquer suporte, tais como vídeo, películas ou em fotografia em movimento, para serem exibidas, no formato vídeo, em diferentes telas (única, em dípticos ou trípticos) e em espaços expositivos fechados (como salas e galerias) ou abertos (paredes ou outras superfícies de projeção).
A convocatória desta categoria é aberta para qualquer pessoa independente de região ou nacionalidade e maior de 18 (dezoito) anos. Todos os trabalhos enviados devem ser devidamente autorizados pelo responsável pela obra, que assume toda a responsabilidade pelas informações fornecidas e por questões referentes ao direito de imagem e autoral.

INSCRIÇÕES

Na hipótese de inscrição de propostas de coletivo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, que será identificado como proponente.

A comissão de seleção, formada pelos integrantes do conselho artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012, analisará o material inscrito com base no grau de pertinência do projeto em relação à temática do Encontro Terceira Margem – Dramaturgias do Corpo, sua qualidade artística e sua adequação às possibilidades técnicas (espaços e estruturas) da Bienal.

As inscrições poderão ser realizadas via internet ou enviadas pelo Correio (SEDEX).

Inscrições via website:

As inscrições estarão abertas de 29 de junho a 12 de agosto de 2012. Os interessados devem preencher a "Ficha de Inscrição" e anexar o "Termo de Resposábilidade", disponíveis no link abaixo. Os conteúdos em vídeo, que integram as propostas a serem avaliadas, deverão ser disponibilizados online (através de recursos como Vimeo, YouTube ou outros), com os respectivos links informados na "Ficha de Inscrição".
Um email da produção será enviado automaticamente confirmando o recebimento da inscrição. O resultado da seleção será divulgado até 26 de agosto neste portal e também através de um email a ser enviado aos proponentes.

Clique AQUI para acessar a PÁGINA DE INSCRIÇÕES

Inscrições via Correio (SEDEX):

As inscrições estarão abertas de 29 de junho a 12 de agosto de 2012 (valendo a data de postagem). Só serão consideradas inscritas as propostas cujo recebimento seja confirmado através de um email enviado pela produção da Bienal. Os conteúdos em vídeo, que integram as propostas a serem avaliadas, deverão ser enviados em formato DVD.
O resultado da seleção será divulgado até 26 de agosto pela internet e também através de um email a ser enviado aos proponentes.

As inscrições podem ser feitas mediante o preenchimento da "Ficha de Inscrição" e do "Termo de Compromisso" (disponíveis abaixo para download), os quais devem ser enviados através de SEDEX, para o endereço:

BIENAL DE DANÇA DO CEARÁ DE PAR EM PAR 2012
ENCONTRO TERCEIRA MARGEM
RUA SÃO PAULO, 32 / SALA 1214 – CENTRO
FORTALEZA - CE - CEP: 60030-100

Clique nos links abaixo para baixar o "Formulário de Inscrição" e o "Termo de Compromisso".

Ficha de Inscrição - Encontro Terceira Margem 2012 (56 KB)

Termo de Responsabilidade - Encontro Terceira Margem 2012 (40 KB)

Clique AQUI para ir ao SITE DA BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ

Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...