Cena de Um Lugar para Ficar em Pé: alunos do curso de teatro da UFC |
É nessa complexa teia cosida pelo artista que, além do teatro, escreveu peças para o rádio e a televisão, assinou romances e poemas que lhe renderam o Nobel de Literatura de 1969, que consiste o legado beckettiano. No teatro, não menos importantes que Esperando Godot, Fim de Partida e Dias Felizes são seus últimos escritos, as chamadas peças curtas. Elas sintetizam os princípios que notabilizaram o dramaturgo como um dos expoentes do teatro contemporâneo.
E constituem também o desafio escolhido pelos alunos da primeira turma do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após cinco semestres de aulas voltadas para a prática teatral, num currículo complementado ainda pela pesquisa, o grupo estreia hoje a temporada de Um lugar para ficar em pé: últimas peças e outros fragmentos de Samuel Beckett. A montagem é resultado do percurso iniciado no começo de 2010, quando o curso nascia, e reúne um elenco de 20 atores com idades e vivências teatrais diversas.
Atuante por dez anos na cena teatral de Fortaleza, o ator Nelson Albuquerque é um dos mais experientes do grupo. A procura pela graduação fez parte da busca pelo amadurecimento no trabalho que ele já desenvolvia com o grupo Pavilhão da Magnólia, formado em 2007. Em contrapartida, no elenco da montagem há espaço para Hylnara Anny, atriz de 20 anos de idade, que conheceu o teatro ao ingressar no curso. “Estou me formando enquanto atriz a partir da Universidade”, ela conta, ansiosa por sua estreia.
“Beckett proporciona para o estudante um desafio muito grande de interpretação porque não é naturalista, é diferente do que se vê na televisão, por exemplo”, explica o diretor do espetáculo e professor do curso, o chileno Héctor Briones. Segundo ele, o texto tem uma exigência diferenciada para os atores e para o público. “Beckett nunca revela o conflito real, é como brincar com a linguagem, dizer que ela não pode tratar dos temas mais contundentes do ser humano. Isso te obriga a trabalhar com outros fatores como o corpo, a voz do ator, as imagens”, elucida.
No espetáculo, além de fragmentos das três principais obras de Beckett, o público será apresentado a peças curtas que ainda nem contam com tradução oficial, conforme Héctor. “Improvisos de Ohio”, “Comédia”, “Cascando” e “Que palavra será” estão entre os 13 textos trabalhados há seis meses para a montagem, que passa pelo Teatro Sesc Iracema e Theatro José de Alencar, na sala Nadir Papi Sabóia, durante o mês de julho.
Diálogo
Um dos três cursos superiores em teatro da capital – Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto Federal do Ceará (IFCE) também ofertam uma graduação na área –, o da UFC está “em processo”. É o que diz Nelson Albuquerque. Para ele, o fato de a montagem ser apresentada fora dos muros da UFC denota um diálogo que precisa ser amadurecido. “É uma tentativa de integrar o pensar teatral da cidade com o que a academia faz”, ele diz.
Ainda instalado em prédio provisório, na avenida da Universidade, enquanto espera ficar pronta a sede definitiva do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici; e com uma grade curricular sendo construída, o curso começa a dar passos mais firmes. E a montagem é fruto disso. Para Hylnara Anny, uma das atrizes a estrear no espetáculo, a turma está abrindo caminhos para as que virão.
Fonte: Jornal O Povo, de hoje.
Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.
Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS.
SERVIÇO
Um lugar para ficar em pé: últimas peças e outros fragmentos de Samuel Beckett
O quê: estreia da montagem com textos do dramaturgo de Samuel Beckett , pelos alunos do curso de teatro da UFC
Onde: Teatro Sesc Iracema (rua Boris, 90 – Praia de Iracema - por trás do Centro Dragão do Mar)
Quando: Hoje, às 17 e 20 horas. O espetáculo continua em cartaz nos dias 17 e 24, às 20 horas; e às quartas de julho, às 20 horas; de 26 a 29 de julho, às 20 horas, no Teatro José De Alencar - sala Nadir Papi Sabóia (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!