CANCELADO, ou ADIADO (?). Clique AQUI para saber mais.
DIVULGADA NOVA CONVOCATÓRIA COM NOVOS PRAZOS. CLIQUE AQUI PARA VER.
Estão abertas as inscrições para o III MANIFESTA! 2012 - FESTIVAL DAS ARTES.
O prazo de inscrição é de 05 a 30 de julho.
Os resultados serão divulgados pelo site do festival e por e-mail para os selecionados até o dia 22 de agosto.
O Festival vai acontecer no dia 22 de setembro de 2012
O MANIFESTA
O ManiFesta! Festival das Artes traz a proposta de promover a transversalidade das artes e o intercâmbio entre as diferentes linguagens, agregando a classe artística contemporânea cearense e fomentando reflexões acerca da produção cultural atual. Ao firmar-se no calendário anual, o festival se apresenta como um movimento de amostragem, uma janela sempre aberta para exibir a diversidade da produção artística autoral cearense.
O 1º ManiFesta! aconteceu no Theatro José de Alencar em Fortaleza, no dia 18 de setembro de 2010, inspirado no movimento Massafeira Livre, que aconteceu no mesmo local em 1979. O festival foi erguido pela própria classe artística e acabou tomando formato de uma maratona cultural com mais de 12 horas consecutivas de duração, onde se apresentaram mais de 350 artistas cearenses atuantes na cena cultural contemporânea, para um público de 5mil pessoas.
Em 2011, o festival se mudou para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e ocorreu no dia 19 de novembro, também com 12 horas de programação ininterruptas. Porém desta vez, foram ocupados 8 espaços do Dragão do Mar simultaneamente, onde se apresentaram 430 artistas em 130 apresentações de todas as linguagens artísticas, para mais de 10 mil pessoas! Além das apresentações, foram promovidas oficinas e debates abordando temas como a arte contemporânea, a produção cultural local e a cidade.
O ManiFesta somos nós, é feito aqui, made in Ceará, pra quem quiser ver. Está claro que não precisamos de artistas de fora pra aglomerar grande público, nem pra realizar propostas inovadoras. A inspiração está fervilhante na terra da luz e estamos aqui pra mostrar pra quê viemos! Manifestem-se, que esse ano tem mais!
PROVOCATÓRIA 2012
Dia 22 de setembro de 2012, estaremos ocupando, infiltrando, intervindo e transformando as estruturas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nesta noite seremos muitos a nos manifestar em muitas vozes, caras e cores, olhos, corpos e mentes em movimento, atuantes da nossa verdade autoral.
Nesse momento os artistas do Ceará se mobilizam manifestando suas idéias, encarando a atual realidade (por mais surreal que seja) e propondo novos rumos. Que se abram os caminhos para a multiplicidade da expressão coletiva em todas suas intenções! O ManiFesta é um lugar pra quem quer falar e tem o que dizer.
Artistas, coletivos, grupos e companhias, atuantes em música, dança, teatro performance, artes plásticas, instalações, cinema, fotografia, literatura, artesanato, culinária, poesia; seja em propostas que abordem uma dessas linguagens, ou duas, ou mais, ou tudo ao mesmo tempo, ou até mesmo em categorias indefiníveis, TODOS poderão se inscrever para o III ManiFesta! Festival das Artes.
Todas as propostas nos diferentes suportes e formatos devem preencher a ficha de inscrição sugerindo um local no mapa, onde o artista deseja apresentar sua arte. A proposta será analisada podendo ser selecionada para se apresentar neste local, ou não. Em caso de incompatibilidade, a organização do festival apresentará opções dentro das possibilidades, até obter um consenso entre o artista e a produção do evento.
Propostas que desejem ocupar outros lugares que não os indicados no mapa, serão analisadas e selecionadas de acordo com a viabilidade prática/técnica junto à diretoria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a respeito das possibilidades de utilização desses espaços. Também é possível deixar o local em aberto para que a equipe ManiFesta! defina onde pode ser mais adequado para sua apresentação/exibição/ exposição.
PARA MANIFESTAR-SE É PRECISO SABER:
O Manifesta! foi concebido para ser uma maratona cultural com 12 horas de arte por toda parte, mas apesar da duração estendida do evento e da multiplicidade dos espaços, o tempo da programação é finito, portanto este será ocupado com propostas que estejam de acordo com os seguintes critérios:
• Apenas serão contemplados trabalhos autorais (trabalho autoral aqui está sendo considerado como aquele concebido pelo próprio artista que o está apresentando, ou ainda aquele que apresenta identidade própria e autenticidade, mesmo que se utilize de outra obra como ponto de partida, livre inspiração ou estímulo estético);
• As apresentações que acontecerão nos palcos da Praça Verde, Rogaciano Leite e Arena do Planetário, devem ter até 30 minutos de duração. Para os demais espaços, a duração é livre, porém será realizado um levantamento da disponibilidade de tempo conforme o número de apresentações.
Nos interessam:
• Propostas que provoquem interatividade entre linguagens e diálogos entre artistas de diferentes grupos (exemplo: um show de música acontecendo junto com uma performance de dança; poesia com projeção de fotos; instalação interativa com sonoplastia executada ao vivo, etc.);
• Instalações interativas e propostas que se utilizem dos diferentes espaços do Dragão do Mar com criatividade e inovação, propondo a participação do público na experiência criativa.
• Criações, obras ou ações que tratem sobre a temática ecológica e ambiental, buscando a comunicação e a interação com o público presente a fim de conscientizar, questionar e evidenciar a importância desse tema.
• Trabalhos que dialoguem com o universo de nosso artista do ano, o grande cineasta Rosemberg Cariry. Realizaremos a “Antropofagia do Homenageado”, onde será aberto um espaço para propostas manifestadas através de qualquer linguagem, criadas com temática à partir de obras ou referências do artista homenageado.
APRESENTAÇÃO DOS MANIFESTANTES
Durante algumas trocas de palco, serão abertos o momento “ManiFeste-se”, com um púpito e microfone aberto para o público ou artistas se manifestarem sem inscrição prévia. Os manifestos podem ter no máximo até 5 minutos.
Espetáculos de dança, teatro ou cinema que necessitem de piso específico, espaço cênico tipo caixa preta ou isolamento de luz e som devem ser inscritos para se apresentarem no Teatro SESC SENAC Iracema ou no Teatro do Dragão do Mar, devido às condições técnicas favoráveis para o artista e para a organização do festival. O acesso para entrada e saída das pessoas permanecerá aberto para o livre fluxo do público. No entanto, caso o proponente prefira, pode escolher qualquer outro local para sua apresentação e adaptar-se às condições específicas do local preferido.
Nossa proposta é provocar para que os artistas permitam que sua arte possa dialogar com os espaços e com outras manifestações artísticas. Caso o artista deseje que sua obra seja exposta com área de segurança demarcada, deverá assinalar no local de apresentação “Galeria do SESC”, que será o único local para exposição neste formato.
Não é permitido intervir diretamente nas paredes do Dragão do Mar com pregos e parafusos, ou mesmo com grafite, colagens, stencil, pinturas ou qualquer outra manifestação que deixe marcas na estrutura. Para isto teremos disponíveis estruturas alternativas que serão disponibilizados para intervenções desta natureza durante o evento, mediante inscrições prévias.
Obras de grande porte, instalações, objetos, projeções, videoinstalações, performances e outras manifestações podem ser expostos em diferentes locais sugeridos pelos artistas, conforme o mapa ou ainda em outros locais de acordo com as indicações da equipe ManiFesta!.
Os artistas participantes do III Manifeta! Festival das artes, assinarão um termo de compromisso se responsabilizando a cumprir com o objetivo da proposta inscrita, preservar a integridade tanto dos espaços onde realizarão suas apresentações, como das outras obras com as quais for interagir, além da integridade física dos participantes da proposta e do público. Cenas de nudez, utilização de fogo, água ou lama, ações que envolvam situação de risco ou participação de crianças, devem ser mencionadas no ato da inscrição.
VENDA DE PRODUTOS
Este ano realizaremos uma feira onde serão expostos para o grande público e disponibilizados para venda, produtos resultantes do trabalho autoral dos artistas que se apresentarão: quadros, fotos, CDs, DVDs, livros, esculturas, ou até mesmo peças de teatro, dança, performances, e tudo o mais que aparecer.
Quem não estiver se apresentando mas mesmo assim quiser expôr e vender seu trabalho artístico autoral, traga! A produção do festival disponibilizará suporte e iluminação adequada para exposição, para tanto será cobrada uma pequena taxa a definir, para cobrir despesas de estrutura.
AJUDA DE CUSTO
Sabemos que a sua arte não tem preço mas é de muito valor! Como nossa intenção é exibir o maior número de artistas que couber nos espaços do Dragão do Mar e no tempo determinado, não teríamos um cachê de fato.
Portanto, os artistas selecionados receberão uma ajuda de custo a definir, de acordo com o número de participantes de cada grupo e com as particularidades de cada proposta.
Nesse sentido, essa ajuda de custo oferecida tem o caráter simbólico de colaborar com os gastos para a viabilização da participação dos artistas no ManiFesta!
As propostas que contemplam apenas venda de produtos não receberão ajuda de custo.
ESTRUTURA E EQUIPE TÉCNICA
Será oferecida estrutura logística e equipe técnica especializada que dará apoio a todos os realizadores para que o III ManiFesta! funcione maravilhosamente, garantindo segurança e qualidade na apresentação dos artistas e suas obras.
A Praça Verde, o palco Rogaciano Leite e o Espaço Patativa, estarão equipados com som, luz e projetor para as apresentações. Na Praça Verde haverá também um segundo palco para apresentações que necessitem de espaço cênico.
O Teatro SESC SENAC Iracema e o Teatro do Dragão do Mar serão disponibilizados como uma caixa preta, com equipamentos de som, luz e projeção para apresentações que necessitem estas condições.
O espaço da Arena do Planetário estará equipado com som, luz e projetor, para apresentações de toda variedade, desde que não se utilize de nada muito grande ou trabalhoso de ser removido.
Os demais espaços numerados no mapa de inscrição estarão equipados com estrutura básica de luz e segurança para que todas as outras manifestações artísticas possam se apresentar com o devido destaque e atenção.
Alguns projetores serão instalados em diferentes locais do Centro Cultural, podendo ser disponibilizados para artistas que necessitem de projeção.
O início de cada apresentação nesses espaços será anunciado nos intervalos das atrações dos palcos da Praça Verde, Rogaciano Leite, Espaço Patativa e Arena Planetário, dando a oportunidade do público escolher o que deseja assistir e se deslocar até o local anunciado. Além disso, será distribuída uma programação impressa que orientará o público a acompanhar detalhadamente os horários e locais das apresentações.
Cheguem junto! ManiFestem-se!
Clique AQUI para acesso às INSCRIÇÕES ONLINE.
Clique AQUI para ir ao SITE DO III MANIFESTA!.
Clique AQUI para saber sobre o II MANIFESTA! 2011.
Clique AQUI para saber sobre o I MANIFESTA! 2010.
Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS.
Clique AQUI para ver ESPETÁCULOS EM CARTAZ em Fortaleza.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Coordenação Geral: Julia Limaverde (85) 8670-9067
Comunicação: Rodrigo de Oliveira (85) 9621-9700 e (85) 8897-4777
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!