quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PUBLICADOS OS EDITAIS CULTURAIS DO DRAGÃO DO MAR 2013 - INSCRIÇÕES ABERTAS

OPINIÃO
(Por Tonico Lacerda Cruz)

PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO ATÉ 01/03.

Depois das diversas ações de protestos dos artistas do Ceará, contra o descaso pelo qual passamos com as políticas públicas do estado para esta área, os primeiros resultados concretos começam a surgir.

O Governo do Estado, através da SECULT-CE, acaba de relançar os editais culturais 2013 de seu principal aparelho cultural: o CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA.

De se ressaltar que, antes desta redação final dos editais, os mesmos haviam sido lançados anteriormente, cheios de impropriedades e absoluto desrespeito com a classe artística, no tocante aos valores de cachês. 

Após manifestações nossas, os mesmos foram cancelados e foi aberta consulta pública para análise de novos textos.

Bem, após uma primeira leitura da íntegra dos editais, gostamos da seriedade do documento e do alcance das ações culturais propostas aos artistas cearenses. 

Ressalva fazemos apenas para a ausência de espaço para apresentação de espetáculos inéditos de teatro, já que o respectivo edital exige que os espetáculos a serem inscritos comprovem, no mínimo, quatro apresentações anteriores.

Mas, se nem tudo é perfeito, aplaudimos a iniciativa dos responsáveis pelos rumos das políticas culturais do nosso estado, que deram o braço a torcer e realmente (ao que tudo indica) estão propondo o início de uma "virada cultural".

Méritos para nós artistas, que nos unimos contra o descaso que havia até então e, principalmente para aqueles entre nós, que estiveram à frente deste MAR - MOVIMENTO, ARTE E RESISTÊNCIA, que empunharam esta bandeira, que deram a cara a tapa e nos fizeram representar com propriedade, legitimidade e honra. Obrigado a todos, especialmente a nossa pequena grande guerreira SÍLVIA MOURA. APLAUSOS EFUSIVOS!!!

Então, se criticamos quando foi necessário, o momento agora é de reconhecimento dos méritos das ações propostas e, por que não, de elogios. A crítica não tem que ser sempre e necessariamente negativa. Copiando a Wikipédia, "Devemos lembrar sempre, segundo estudos e teses acadêmicas, que é a crítica (a chamada construtiva), que tende a melhorar o estilo do artista, seja o "artista", político ou não."

A seguir divulgamos a íntegra dos editais e os links dos documentos exigidos.

Leiam abaixo a mensagem do presidente do Dragão do Mar, a despeito dos Editais:

"Os Editais Culturais 2013 materializam o espírito da "virada cultural" no Ceará: dar visibilidade aos nossos artistas, dando-lhes a preferência na ocupação da programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e valorizar a produção local, quadruplicando os recursos destinados a esta programação e aumentando os programas e linguagens contempladas.

Em 2013, o Governo do Estado investirá mais de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) na composição de uma pauta que contempla exclusivamente as produções realizadas no Ceará. Ao todo, serão promovidas 278 ações, contemplando 116 projetos de artistas, grupos, companhias, bandas, escritores, pesquisadores e produtores.

A elaboração deste instrumento de democratização do acesso ao CDMAC teve como elementos norteadores a necessidade de atualização dos cachês pagos pelas apresentações, gerando um novo interesse por parte dos atores culturais em relação ao equipamento, a qualidade da programação a ser oferecida e a perspectiva formação de plateia continuada. Uma política que gera efeitos práticos no fortalecimento da autoestima do cearense e na nossa capacidade de compor uma cena cultural diversa, atraente e conceitualmente consistente.

Além disso, é preciso enfatizar que o instrumento aqui apresentado é resultado de diálogos entre as classes artísticas representadas através de fóruns, grupos e
nossos consultores de cada uma das sete linguagens contempladas (teatro, circo, dança, literatura, artes visuais, cinema e música). Nossa proposta é fruto também
de um processo de consulta pública aberto durante dois meses onde recebemos sugestões das mais variadas fontes. O equilíbrio de todas essas necessidades - as do público, da instituição e as dos artistas- é o que segue.

Esperando que o Dragão do Mar proporcione uma experiência transformadora no consumo e na produção artística do Estado, é que temos a alegria de lançar os Editais Culturais 2013.
Fortaleza, 23 de janeiro de 2013"

Paulo Linhares
Presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC

CLIQUE NA IMAGEM AO LADO PARA ACESSO AO EDITAL ELETRÔNICO


ATENÇÃO

O CDMAC oferece mais uma oportunidade para quem deseja inscrever projetos nos Editais Culturais 2013. Uma oficina extra para orientações gerais será realizada no dia 19 de fevereiro, às 14h, no Auditório.


Como se inscrever

1) As inscrições vão de hoje até o dia 22 de fevereiro de 2013. Após consultar atentamente os editais faça o download da ficha de inscrição.

PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO ATÉ 01/03.

2) Anexe na ficha preenchida, a documentação que cada edital exige e envie o material em um envelope identificado com o Remetente, Título do Projeto, Edital e Programa, para a recepção da Diretoria de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, até o dia 22 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e 14h às 18h.

3) O material também poderá ser entregue através dos serviços de postagem dos correios, através de correspondência registrada com Aviso de Recebimento, mas serão aceitas propostas cujo registro de postagem indique o envio até a data de 15 de fevereiro de 2013.

Clique AQUI para baixar a ÍNTEGRA DOS EDITAIS.

Clique AQUI para baixar FICHA DE INSCRIÇÃO.


Clique AQUI para baixar o FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DO PROJETO.


Clique AQUI para baixar a DECLARAÇÃO DE ADIMPLÊNCIA.


Clique AQUI para ver como foi o PROCESSO DESTE EDITAL.

Clique AQUI para saber sobre a OFICINA DE CAPACITAÇÃO DESTES EDITAIS.

Clique AQUI para saber mais sobre o MAR - MOVIMENTO ARTE E RESISTÊNCIA.

Clique AQUI para saber mais sobre outros EDITAIS E FESTIVAIS.

Clique AQUI para saber sobre CURSOS E ESPETÁCULOS EM CARTAZ EM FORTALEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...