sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CONFERÊNCIA-ESPETÁCULO: "A PALAVRA DE ATOR", COM MAURICE DUROZIER, DO THÉÂTRE DU SOLEIL

O Théâtre du Soleil, grupo teatral francês fundado em 1964, será tema de uma série de atividades promovidas durante a próxima semana pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Vila das Artes, em parceria com o Theatro José de Alencar e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará

O evento receberá o ator francês Maurice Durozier, integrante do Théâtre Du Soleil desde 1980. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Os interessados em receber certificado pela participação devem se inscrever até o dia 24 de janeiro, no SITE DA VILA DAS ARTES.

De 25 a 27 de janeiro, serão exibidos filmes na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica) sobre espetáculos do Théâtre du Soleil (“Le Dernier Caravansérail”; “Espetáculo Les Éphémères”), sempre a partir das 14h. Cada filme será precedido de uma apresentação e, em seguida, de uma fala com o público.

No dia 28, Maurice Durozier apresentará a conferência-espetáculo “Palavra de Ator” no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro), a partir das 10h. O ator falará sobre o que lhe foi transmitido nas relações que fez durante sua carreira com atores, encenadores e artistas. A primeira parte é composta pelos capítulos “A ilusão e a verdade; “O nascimento do ator”; “O sagrado”; “O teatro de Novayorkino” e o “O teatro e a vida”. A segunda é concentrada em temas como o teatro indiano, o narcisismo, o cansaço e as emoções. A terceira versará sobre momentos de revelação e o impacto da vida sobre a arte. O acesso à conferência-espetáculo será prioritário para quem tiver realizado inscrição na atividade.

O Théâtre du Soleil foi fundado em 1964 por Ariane Mnouchkine, junto com alguns colegas da Universidade de Sorbonne, como uma Sociedade Cooperativa Operária de Produção. Em 1970, a trupe se instala no Bosque de Vincennes, na Cartoucherie - antiga fábrica de munição do exército francês, nos arredores de Paris. Desde então, o Théâtre du Soleil se transformou em uma das maiores companhias da França e do mundo.

Clique AQUI para ver o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.

Clique AQUI para ver outros EDITAIS E FESTIVAIS com inscrições abertas.


PROGRAMAÇÃO

Exibição de filmes
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica)
Horário: 14h às 17h30

Dia 25
Filme do espetáculo Le Dernier Caravansérail (2003)
Le Dernier Caravansérail é criação coletiva do Théâtre du Soleil que conta pedaços da vida de refugiados do Afeganistão, Irã, Iraque, Rússia, Bósnia e Chechênia que deixam seus países para atravessar o mundo correndo perigos imensos até a Europa. Uma odisseia moderna.

Dia 26
Documentário “Un Soleil à Kabul” + fragmentos do espetáculo Les Éphémères (2006)
Uma aventura do Théâtre du Soleil em missão artística em Kabul. O nascimento de uma trupe afegana.

Documentário Ariane Mnouchkine ou L’aventure du Théâtre du Soleil
Toda a historia da trupe depois de 1964, com documentos de arquivos comentados pela fundadora Ariane.

Dia 27
Les éphémères
Filme sobre o espetáculo Les Éphémères. O íntimo, a memória, o tempo que passa, os momentos chaves que fundam nossas vidas.

Conferência-espetáculo “Palavra de Ator”

Dia 28
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
8h30: Chá da Manhã
10h: Conferência-espetáculo “Palavra de Ator”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...