terça-feira, 5 de junho de 2012

MOSTRA INTERNACIONAL DE MÍMICA, EM BRASÍLIA - DF

A Mostra Internacional de Mímica promove, entre os dias 7 e 10 de junho, o encontro de sete espetáculos do Brasil e da América Latina, no Teatro Plínio Marcos, em Brasília. Artistas com diferentes processos de criação apresentam um breve panorama do desenvolvimento da mímica no país e no exterior. A iniciativa busca investigar o desenvolvimento dos diversos modos de se expressar através da mímica. A Mostra Internacional de Mímica integra o projeto de Ocupação do Complexo Cultural Funarte para o Teatro Plínio Marcos e tem o apoio da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

A Mostra também promove “diálogos” entre artistas, pesquisadores, estudantes e outros interessados, por meio de bate-papos abertos, após as sessões dos espetáculos.

“O grande objetivo da Mostra é que o artista e o público se debrucem sobre dúvidas e considerações em relação ao gênero, não apenas por meio da vivência artística, mas também pelo diálogo qualificado, a fim de colocar o artista criador com seus pares para experimentar o presente, observando o passado desta tradição e buscando projeções futuras”, diz o idealizador do evento, o mímico Miqueias Paz.

Paz também explica que o projeto nasceu, ainda, para contribuir com a reflexão sobre a Mímica Total, que é um mergulho nos conceitos do Teatro Físico, em união com pesquisas recentes das ciências cognitivas e da filosofia.

Jiddu Saldanha, em Fortaleza, com a CIA. PLURAL
A metodologia dos debates oferecidos pela Mostra observa a tradição e as novas possibilidades que nela interferem, que permitem sua continuidade e buscam criar diálogo entre as diversas modalidades. A pantomima, um dos gêneros dentro da arte da mímica, é tão popular que, muitas vezes, gera confusão e identificação com o complexo conceito de mímica.

O artista chamado de mímico se utiliza de seus próprios meios corporais para a produção de significantes múltiplos em cena. A criação de ações físicas com o propósito de atingir as realidades escondidas nas atitudes humanas, suas paixões, a emoção, o esforço, a polidez, a luta são expressas através dessas ações que, sempre amparadas pela objetividade material, concreta, têm o objetivo de falar ao espírito.

Um dos participantes desta Mostra, o mímico JIDDU SALDANHA, já esteve em Fortaleza, trazido pela CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS, no início de processo de pesquisa em Mímica e Teatro Físico. Clique AQUI para ver como foi a OFICINA E ESPETÁCULO DO MÍMICO em Fortaleza.

Clique AQUI para saber sobre o ESPETÁCULO DE MÍMICA: "EM CONSTRUÇÃO", da CIA. PLURAL.

Programação - De 7 a 10 de junho

Dia 7, às 19h30
Retratos do meu Brasil brasileiro
Com Miqueias Paz (DF)
Classificação indicativa: livre
O artista apresenta um mosaico das várias personas, composto por três esquetes, que relatam o cotidiano da figura brasileira. Minha Cor conta a história da escravidão no Brasil através dos gestos e “imagens”. Mulher homenageia com humor e sensibilidade a jornada diária dessa guerreira. Brasil Brasileiro conta o dia a dia de um trabalhador por meio do texto musicado pela técnica de percussão vocal e corpo.

Dia 7, às 21h
Variette, Jader Clown (Colômbia)
Classificação indicativa: livre
Técnicas de mímica e de clown envolvem o público com as ilusões das situações engraçadas, criadas nas diferentes cenas. Apenas com olhares, os personagens fazem o público rir e pensar em suas metas.

Dia 8, às 19h30
Sin palabras
Com a Compañía Teatro del Cuerpo Fusión (Cuba)
Classificação indicativa: 16 anos
A adaptação das obras Burocrata e Incubação, de Marcel Marceau, reúne três emblemáticos personagens universais: um pierrot, um Chaplin e um mímico moderno. O concerto de gestos diz sobre a vida e suas situações únicas, de suas visões, escolhas e consequências.

Dia 8, às 21h
Por detrás do silêncio
Com Jiddu Saldanha (RJ)
Classificação indicativa: livre
No espetáculo de pantomima e palhaçaria, Jiddu é autor de alguns quadros e intérprete de outros e com ele encanta todo o público desde o final dos anos 1980. O trabalho revisado pelo mímico e diretor teatral Álvaro Assad homenageia o mestre Everton Ferre, com quem Jiddu aprendeu a linguagem da mímica teatral.

Dia 9, às 18h
Demonstração técnica, prisão para a liberdade
Com Carlos Simioni (SP)
Demonstração técnica que aborda a trajetória do ator e fundador do LUME (SP), Carlos Simioni. Abrange o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no tempo e espaço, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias, além do treinamento vocal do ator. Também, levanta a questão de como a técnica pode se tornar uma prisão para o ator, e ser um trampolim para a transcendência de seu trabalho. Após a demonstração, o mímico responderá a perguntas do público.

Dia 9, às 19h30
Falas de um mímico
Com Luis Louis (SP)
Classificação indicativa: 12 anos
Enfatiza as fronteiras da fala e do gesto com abordagem intensa, original e bem humorada. Temas importantes sobre a condição humana contemporânea, a busca incessante pela felicidade, a perda da identidade, o consumismo, a solidão, a saúde, o trabalho e o amor formam o enredo do espetáculo.

Dia 9, às 21h
Travessia – Parte III – Êxodo
Com o Teatro Ritual (GO)
Classificação indicativa: 12 anos
Dois homens e duas crianças estão no mesmo barco, rumando ao desconhecido. Abaixo deles, toda a profundeza do rio imenso de suas almas. Acima, todo o encantamento do céu sob suas cabeças. À frente, o mistério de suas existências exposto à ambição do rótulo, do gênero, da dualidade do sexo à ambivalência vida e morte. O grupo Teatro Ritual trata dos paradoxos que existem no elo entre o texto, a palavra e as ações físicas, as fragilidades e as forças desta tríade.

Dia 10, às 20h
Você
Com Lume Teatro – Campinas (SP)
Classificação indicativa: 16 anos
Memória e imaginação se misturam no espetáculo, que inverte o fluxo natural da vida e o recria no tempo poético da cena, a partir da velhice até chegar à infância. O solo da atriz Ana Cristina Colla funde futuro, presente e passado no palco por meio de técnicas da dança e da mímica. Você é um poema corporal que fala de cada um de nós e revela a beleza e a dor existentes em cada fase da vida. Foi indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009.

Serviço:

Mostra Internacional de Mímica - De 7 a 10 de junho
Local: Teatro Funarte Plínio Marcos
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural
Lote II (entre a Torre de TV e o Clube do Choro) – Brasília (DF)
(21) 3322-2076
Ingressos: R$ 10 (inteira)
Meia entrada para estudantes, maiores de 65 anos e professores. Também pode ser obtida em troca de lixo eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...