segunda-feira, 30 de julho de 2012

INFORMAÇÃO E ARTE: ÉTICA E RESPONSABILIDADE. AS ARTES CÊNICAS SE PREOCUPAM?

(Por Tonico Lacerda Cruz)

Os recentes e contumazes cancelamentos e adiamentos de festivais, bem como as mudanças nas programações divulgadas, SEM COMUNICAÇÃO EXPLÍCITA a respeito, nos levou a formular este artigo.

O BLOG TEATRO PLURAL é um espaço criado pela CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS para divulgar e fomentar as artes cênicas no ceará, desde 25 de setembro de 2009. Para tanto, sempre tivemos o compromisso de informar com responsabilidade e isenção, baseados em fontes seguras e fidedignas.

Em virtude disso, o Blog tem tido um número de acessos vertiginosamente crescente e conquistado cada vez mais leitores e seguidores, tendo alcançado, em julho/2012, a marca de 20.000 visitas/mês.

Temos como filosofia a idéia de que a arte e a informação devem ser tratadas sempre de forma honesta, compromissada, democrática e isenta. Mas, infelizmente, as fontes que geram as informações, nem sempre se preocupam em também informar as mudanças ou cancelamentos daquilo que foi anteriormente divulgado. Isto acaba por comprometer a informação como um todo e gera insegurança na classe artística em geral, que passa a desacreditar nas informações.

Não é raro isso acontecer inclusive com os equipamentos culturais oficiais do Ceará, o que é profundamente lamentável. Todavia, quando se trata de organizações não governamentais, produtoras privadas e independentes, o assunto passa a ter conseqüências maiores.

No início de julho, houve o caso do cancelamento do FESTIVAL DE TEATRO DE HORIZONTE, cuja realização divulgamos aqui no seguinte link: CLIQUE AQUI .

O mesmo foi cancelado literalmente EM CIMA DA HORA, causando além de frustrações, prejuízos a alguns grupos de teatro, inclusive materiais, já que tiveram despesas pagas para custear a viagem, conforme  pode ser observado no seguinte link: CLIQUE AQUI.

Os organizadores (CIA. SONHAR DE ARTES CÊNICAS) alegaram "falta de cumprimento por parte do "patrocinador", no caso, a secretaria de cultura da cidade de Horizonte. Todavia, até hoje, o SITE DOS ORGANIZADORES continuam informando a realização do festival, sem qualquer menção sobre o cancelamento do mesmo...

Outro caso parecido acontece agora. Os organizadores do III MANIFESTA! FESTIVAL DAS ARTES - 2012 divulgaram no próprio SITE, a convocatória do Festival, EXPLICITANDO datas de inscrições, divulgações de resultados e realização do festival. Nosso Blog, cumprindo sua função, publicou a notícia no seguinte link: CLIQUE AQUI

Hoje terminaria o prazo de inscrições (que segundo a convocatória, teria ocorrido de 5 a 30 de julho), mas, como não havia mais acesso ao site dos organizadores, nosso Editor entrou em contato com os mesmos, que informaram, via telefone, que "as inscrições nem haviam sido abertas, em virtude de não formalização dos contratos com os patrocinadores".
Todavia, questionados quanto à ausência de informação sobre o fato, já que não houve qualquer comunicação no site ou nas redes sociais sobre o CANCELAMENTO DAS INSCRIÇÕES, não recebemos resposta conclusiva a respeito. Solicitamos, então, uma comunicação, explicitando o fato, a qual, recebemos há pouco e transcrevemos abaixo:

(Abre aspas)
De: TEMBIÚ - Alimento de Alma tembiu@gmail.com 11:39 (2 horas atrás)
Para mim: teatroplural

olá, pessoal!
muito grato pela colaboração em divulgar as ações do III ManiFesta! Festival das Artes.
devo informar que o período de inscrições ainda não foi iniciado e, portanto, hoje não é o último dia para os artistas se inscreverem.
essa informação deve ter sido vista no site no momento em que estávamos fazendo a manutenção de conteúdo. ela não está valendo. veja no site, agora atualizado, que a PROVOCATÓRIA -por ora- não informa o período de inscrições.
conto com vocês para a manutenção dessa informação no TEATROPLURAL e, desde já, agradeço.

atentamente,
rodrigo de oliveira
(85)9621-9700 | 8897-4772
(comunicação MANIFESTA!)
manifestafestival.art.br
(Fecha aspas)

É importante ressaltar que sabe-se da grande contribuição às artes cênicas no Ceará (já que o Governo do Estado deixa esta lacuna) que iniciativas privadas dão, ao promoverem festivais. O mérito e os aplausos são inegáveis.

É importante ressaltar também que sabe-se das dificuldades em captar recursos de patrocinadores e apoiadores e, além disso, do cumprimento das promessas por parte de alguns deles (em que pese o amadorismo na não formalização de contratos de patrocínio, o que mereceria um artigo à parte).

É importante salientar ainda que a CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS não se inscreveu para nenhum dos dois festivais retro mencionados.

O que se questiona é o fato da NÃO DIVULGAÇÃO DOS ADIAMENTOS, CANCELAMENTOS E MUDANÇAS NAS PROGRAMAÇÕES JÁ DIVULGADAS.

Assim como para o ator, desconstruir uma personagem é muito mais difícil do que construí-la; para a informação, esta máxima também vale. Mas, a desconstrução faz-se necessária ser absoluta e completa, para que a nova construção tome seu lugar. A ausência desta desconstrução das informações de forma clara, objetiva e específica tem conseqüências para a classe artística. E isto, definitivamente, não pode acontecer, quando se pretende promover um ENCONTRO (FESTIVAL) DE ARTISTAS.


A arte é estética, mas deve ser ética também.
A arte é prazer, mas deve ser cuidado também.
A arte é faculdade, mas deve ser obrigação também.
A arte pode ser amadora, mas deve buscar o profissionalismo também.

Tonico Lacerda Cruz

6 comentários:

  1. tonico, meu caro, não sei o que você quer com esse artigo, mas ó, na real, eu acho que você tá querendo capitalizar um episódio efêmero.

    o III ManiFesta! não abriu inscrições. o que houve (e eu já expliquei isso pra alguém do teu grupo hoje via facebook) foi que vocês do teatroplural, ágeis que são, pegaram no site do ManiFesta! uma informação enquanto estávamos fazendo a manutenção desse dispositivo. foram alguns instantes em que nosso webmaster e a coordenação do ManiFesta! vinham trocando ajustes na PROVOCATÓRIA. erramos sim em fazer isso com o site disponível no ar! mas rapidamente (na mesma hora, aliás!) finalizamos o ajuste e retiramos do ar a informação com o período de inscrições para o III ManiFesta! até porque até agora ainda não o temos definido. deixamos lá apenas o texto de PROVOCATÓRIA, sem o período definido; achamos que seria importante deixar esse conteúdo disponível para os interessados já irem preparando seu material.

    está do jeito que ficou desde meu último ajuste, provavelmente instantes depois de sua última consulta em nosso site...

    acho que você não percebeu que a informação que divulgaram no teatroplural não estava mais na fonte.

    mas, ó, de boa! acho que a internet é isso: ela é fluida e dinâmica e a informação fica velha e se renova. as fontes devem ser (re)consultadas sempre, mas nem isso basta.

    acho importante sua reflexão sobre honestidade, compromisso, democracia e tal, mas não acho justo você (que nem me conhece ou conhece a fundo sobre o festival do qual está falando) querer usar de exemplo para seu artigo um caso que não cabe nele: as inscrições do III ManiFesta! e a falta de ética ou transparência na produção cultural.

    mano, não te conheço, mas adoraria trocar contigo uma ideia sobre ética, cultura e comunicação. e outra, não me furto em ficar tranquilo com o que estamos fazendo no ManiFesta!, pois é muita gente envolvida e muito cuidado com o que estamos oferecendo pra cena artística de fortaleza. compreendo sua chateação com as coisas prometidas que são canceladas na última hora. é muito lamentável mesmo quando isso acontece.

    agora, não me venha querer forjar um exemplo para seu texto a partir de uma realidade que você não acompanhou. reforço: o teatroplural, ágil que é, pegou a informação no exato instante que estávamos fazendo a manutenção do site e depois não percebeu que a informação havia sido tirada dali. a fonte passou a dar outra informação os colegas não acompanharam.

    ó, vamos seguir juntos, sem rancor e sem melindres! quando for lançada a PROVOCATÓRIA, vocês e toda a cena vão ficar sabendo. e aquele movimento gostoso, intenso e sem fim das inscrições e das consultas vai ser geral: o que ainda não aconteceu! Justamente porque as inscrições não foram abertas.

    novamente, grato pela colaboração preciosa em chamar o povo pra participar do III ManiFesta!, um festival feito à centenas de mãos.

    abraço fraterno,
    rodrigo de oliveira
    (85)9621-9700 | 8897-4772
    (comunicação MANIFESTA!)
    manifestafestival.art.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rodrigo de Oliveira, já que você está questionando as razões pelas quais o artigo acima foi escrito, para o bem da verdade, e como jornalista que também sou, vamos então esclarecer o fato com a transparência que a informação merece:

      1o. Você tem razão quando diz que não nos conhecemos pessoalmente, mas não tem razão em dizer que não conheço o MANIFESTA!, pois o mesmo foi objeto de matéria no nosso blog DESDE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO, em 2010, nas seguintes datas e respectivos links:

      - 07/09/2010 - http://teatroplural.blogspot.com.br/2010/09/manifesta-ocupacao-artistica-do-theatro.html
      - 20/06/2011 - http://teatroplural.blogspot.com.br/2011/06/manifesta-divulga-video-ocupacao-do.html
      - 15/09/2011 - http://teatroplural.blogspot.com.br/2011/09/ii-manifesta-festival-das-artes.html
      - 06/07/2011 - http://teatroplural.blogspot.com.br/2012/07/iii-manifesta-2012-inscricoes-abertas-e.html

      2o. A informação das inscrições divulgadas no site de vocês foi publicada no dia 05/07/2012 - data constante no mesmo como "início das inscrições", mas, nós somente a lemos no dia 06/07/2012, data da nossa postagem, conforme último link retro mencionado. Isto por si só já torna inverdade sua assertiva de que "rapidamente (na mesma hora, aliás!) finalizamos o ajuste e retiramos do ar a informação com o período de inscrições para o III ManiFesta!"

      3o. Não bastasse isso, diversas pessoas divulgaram as informações nas redes sociais até o dia 10/07/2012 (se quiser, temos os prints das divulgações), citando, inclusive o link do site de vocês, algumas informando que tinham feito a inscrição, mas não tiveram a confirmação (temos os prints disso também).

      4o. Sabedores que a informação havia sido levada a público (ainda que de forma indevida e por alguns dias), o site de vocês deveria ter alertado sobre o fato DE FORMA EXPLÍCITA E OBJETIVA (o que não foi feito), para não gerar dúvidas, utilizando inclusive a rede social FACEBOOK, já que voces também mantêm a página lá. Isto é ética e compromisso com a informação e com o público.

      5o. Hoje, por iniciativa minha, telefonei para a Coordenação Geral do Evento, questionando o fato e ela, de forma bastante honesta disse que de fato, voces haviam iniciado as inscrições, mas, por problemas com patrocinadores e apoiadores, tiveram que suspender as mesmas. Só então, solicitei a ela que desse esta informação ao público por escrito. Ocorre que a justificativa que veio por escrito não corresponde àquela dita ao telefone nem se coaduna com a verdade dos fatos, comprovados pelas datas das publicações acima descritas.

      6o. Em nenhum momento acusei quem quer se seja, apenas questiono o pouco caso com a desconstrução da informação dada. E, ao contrário do que você diz no seu comentário acima, faço elogios à iniciativa do evento. Por esta razão, não entendo sua indignação. Jornalismo exige verdade e coragem, inclusive para reconhecer erros e EXPLICITAR a verdade ao público.

      Finalmente, aceito sua proposta de "seguir juntos, sem rancor e sem melindres!", afinal de contas, somos profissionais e temos o compromisso com a arte, com a ética e com o público, torcendo para que tudo aconteça da melhor forma no III MANIFESTA!

      Abraços,

      Tonico Lacerda Cruz
      (85) 8118-1735 - 8738-2074
      Editor do BLOG TEATRO PLURAL.

      Excluir
  2. certo, lindão!
    então vamos seguir. agora que você desvendou todo o mistério, conto contigo, jornalista certeiro e cheio de ginga, pra reforçar com maestria nosso chamado ao público interessado no III ManiFesta!. mas, ó, somente quando as inscrições estiverem abertas, heim!

    vamos lá!
    grato novamente, deixo aquele abraço.

    ResponderExcluir
  3. Já que você, Tonico, se diz jornalista e defensor da Ética, então, enquanto tal, deveria verificar suas fontes antes de divulgar algo como tal artigo de caráter duvidoso.

    O adiamento do II Festival de Teatro de Horizonte ocorreu EM CIMA DA HORA, como você colocou, justamente porque a Prefeitura de Horizonte assim o fez conosco. Tão logo fomos informados, ficamos frustrados e passamos a informação adiante. Sobre qualquer outra informação a respeito, como seu nome não está envolvido em NENHUM dos espetáculos selecionados e seus respectivos debates, e nem nas oficinas, palestras e seminários programados para nosso festival, então, você não está ciente das medidas que nós, da Cia. Sonhar de Artes Cênicas, tomamos para garantir que esse nosso projeto continue doravante sem depender de gestores públicos que possuem visão equivocada sobre o valor da Arte e da Cultura.

    Os grupos participantes foram informados dos passos que serão dados pela produção do II Festival de Teatro de Horizonte, logo, no mínimo, você deveria ter entrado em contato com eles e conosco antes de nos mencionar em seu artigo de forma tão superficial.

    Os gestores públicos do Ceará estão mostrando total desrespeito com a categoria artística cearense, e você, a meu ver, escreve um artigo onde inverte a real situação do cenário. Não apenas os grupos selecionados foram prejudicados, como também nós, da Cia. Sonhar de Artes Cênicas, que passamos vários meses produzindo tal projeto e dedicamos tempo e dinheiro nosso também.

    E SIM, o II Festival de Horizonte AINDA ocorrerá, como os grupos selecionados e demais envolvidos estão sabendo desde o fatídico cancelamento forçoso da Prefeitura de Horizonte.

    Por que você não dedicou um artigo para comentar os festivais que ocorreram no ano passado só com a garra e coragem dos grupos organizadores que tiveram a ousadia de enfrentar as imposições políticas locais? Ah, e se o nome da Cia. Sonhar de Artes Cênicas pareceu tão interessante neste ano de 2012, porque esse mesmo nome não pareceu tão interessante TAMBÉM no ano passado (2011) quando realizamos com total sucesso o I Festival de Teatro de Horizonte, e também realizamos a 1ª META - Mostra Estadual de Teatro Acadêmico do Ceará (evento com formato totalmente inédito, onde foi possível reunir os pesquisadores das artes cênicas num evento apoiado pela UFC e UECE)?

    De fato, nosso site está desatualizado quando a data de realização do festival, isso ocorreu porque nossa equipe de produção está em caráter de urgência totalmente dedicada a reverter a situação criada pela Prefeitura de Horizonte. Mas, claro, como jornalista altamente capacitado e ético, você rapidamente já entendeu toda a situação só em olhar o site, né? Sua perspicácia jornalística singular, somada com sua sensibilidade artística invejável, garantiu que você estivesse totalmente ciente do que aconteceu e está acontecendo no cenário artístico cearense, em especial, nos dois festivais que você mencionou em seu artigo, correto? Você esteve presente, acompanhando de perto, todas as movimentações, encontros e reuniões entre artistas cearenses e gestores públicos desde veio para o Ceará, não é mesmo? Você já produziu inúmeros espetáculos, festivais, seminários e similares em várias cidades cearenses, verdade?

    Concordo com as palavras dos organizadores do ManiFesta, quando responderam a você com as seguintes palavras: "agora, não me venha querer forjar um exemplo para seu texto a partir de uma realidade que você não acompanhou."

    Se você, Tonico, deseja ajudar os artistas cearenses a vencer todas as adversidades que o cenário político e econômico impõe, ótimo. Ajude-nos e será por todos tratado como um irmão. Mas, se não deseja ajudar, então, ao menos não atrapalhe.

    []'s

    Vamos teatrar!

    Jean Carlos Barbosa
    Presidente da Cia. Sonhar de Artes Cênicas
    Coordenador Geral de Produção do Festival de Teatro de Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jean, primeiramente, gostaria de dizer que em nenhum momento meu artigo se colocou como crítica à arte ou à iniciativa de festivais e muito menos às ações e realizações feitas por qualquer artista. Ao contrário, isto foi objeto de elogio no meu artigo.

      Também, não utilizei metralhadora giratória (como se chama no meio jornalístico) nas minhas palavras. Ao contrário, fui específico, objetivo, conclusivo e baseado em fatos, com a coragem de assinar pessoalmente o artigo.

      Minha postagem é um questionamento acerca da falta de compromisso com a desconstrução da informação, QUESTIONAMENTO ESTE, BASEADO EM FATOS CONCRETOS (nem sei se é você o responsável por publicar as informações no site de vocês).

      Sua reação exagerada, ríspida e cheia de vagas ironias, não é a reação que se espera de um bacharel em filosofia, ao tentar me atingir pessoalmente. Jamais trataria aluno ou ex-aluno com desrespeito ou antipatia. E você foi meu aluno, já que fui o responsável pela sua capacitação básica em teatro e participei ativamente da criação da CIA. SONHAR DE ARTES CÊNICAS, tendo inclusive participado da escolha do nome, que, não é a toa, se parece com o nosso, não é mesmo? Para reavivar sua memória, veja algumas fotos deste período do início de 2008 aqui:

      https://picasaweb.google.com/110844303370032894296/CAPACITAOEMARTESCNICASMINISTRADAPORTONICOLACERDACRUZPARAACIASONHARDEARTESCNICAS)

      Mas, retornando aos fatos, o BLOG TEATRO PLURAL é um blog INFORMATIVO, DE DIVULGAÇÃO E FOMENTO das artes cênicas no Ceará. Logo, se baseia na INFORMAÇÃO publicada por nós e por outras fontes, como é o caso do site de vocês. Nosso compromisso é com o público, a classe das artes cênicas e com a informação. E, lidar com informação também exige compromisso com a verdade, a ética e o público.

      Isto, com efeito, não aconteceu no caso envolvendo o II FESTIVAL DE TEATRO DE HORIZONTE. A DESCONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA INFORMAÇÃO - realização do Festival, NÃO FOI FEITA. Acredito quando você diz que os grupos envolvidos foram avisados, ainda que em cima da hora, e que estão a par do processo todo.

      Mas, e o público que lê a informação no site de vocês???
      E os Blogs que divulgam a informação veiculada por vocês (como é o nosso caso)???

      Entre as divulgações que fazemos, estão os festivais de interesse da classe artística do Ceará, e, por isso, divulgamos o II FESTIVAL DE TEATRO DE HORIZONTE, no seguinte link:

      http://teatroplural.blogspot.com.br/2012/05/ii-festival-de-teatro-de-horizonte.html

      Como não houve preocupação por parte da CIA. SONHAR em relação à informação ao público do cancelamento da realização do festival (ou adiamento, não sabemos...), também não noticiamos o fato. Soubemos apenas a partir de algumas manifestações de artistas integrantes de alguns grupos envolvidos, inclusive pela internet, como é o caso constante do seguinte link:

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=333284110091307&set=o.321110894641006&type=1&relevant_count=1&ref=nf

      Portanto, caro colega, se não acompanhamos os fatos, é porque eles não foram levados à público. A aceitação de críticas e o reconhecimento dos erros são situações muito difíceis de se administrar. Mas, da mesma forma que é preciso coragem para assinar questionamentos específicos como o nosso, também é preciso coragem e humildade para uma reavaliação da forma como as informações são veiculadas.

      Quero declarar que continuo tendo o mesmo apreço por você, preferindo acreditar que sua resposta ao artigo foi movida por impulso defensivo.

      Permito-me finalizar, citando seu colega (mas não contemporâneo) filósofo norte-americano, estudioso da teoria do positivismo NORMAN VINCENT PEALE:

      "Nunca reaja emocionalmente às críticas. Analise a si mesmo para determinar se elas são justificadas. Se forem, corrija-se. Caso contrário, continue vivendo normalmente."

      E aceito também sua proposta. VAMOS TEATRAR!

      Tonico Lacerda Cruz
      (85) 8118-1735 - 8738-2074
      Editor do BLOG TEATRO PLURAL

      Excluir
  4. se garantiu o mano da SONHAR. é, gente, tem tanta coisa pra escrever nessa vida. vamos escolher o foco e fazer a diferença! a labuta na cultura precisa de cúmplices e parceiros e não de gente minando o corre! "me chamo legião porque somos muitos". yeah!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...