terça-feira, 13 de março de 2012

IKIRU - REQUIEM PARA PINA BAUSCH - ESPETACULO-SOLO DO JAPONÊS TADASHI ENDO

No dia 24/03 (sabado), o THEATRO JOSE DE ALENCAR apresenta o espetáculo de dança-teatro IKIRU, de Tadashi Endo. A montagem vem ao país depois de sua estréia alemã nas cidades de Goettingen, Frankfurt e Hannover.

"IKIRU", que em português quer dizer "vida", é uma grande homenagem à coreógrafa Pina Bausch e a outros mestres do bailarino japonês que, nesta performance, responde suas questões criativas unindo, de maneira muito particular, referências do Butoh-MA e da Dança Teatro. Em IKIRU, Tadashi Endo celebra a brevidade da vida e homenageia seus mestres mortos.

Nas palavras do próprio Tadashi Endo: "Vida e morte estão muito próximos. Se não há vida, não há morte. Nascimento é o primeiro passo para morte. Pina Bausch morreu, Michael Jackson morreu, Kazuo Ohno morreu. Isso é amedrontador -- a morte está se aproximando. É triste perceber que os artistas que influenciaram meu trabalho, de repente, se foram -- para sempre. Porém, isso também me faz forte. Quando assisti Pina Bausch em 'Café Müller' - cega e incerta, fraca, mas forte, para ultrapassar todas as barreiras (cadeiras) com o desejo imperturbável de alcançar sua meta, eu fiquei tão impressionado! Eu nunca me esqueço dessa cena. Neste momento, tenho que me tornar muito mais forte do que antes. Eu tenho a sensação que devo trabalhar muito mais. Ir muito mais fundo".

Alem da apresentação do espetáculo (20h), o artista Tadashi Endo fara uma demonstração de Butoh-ma (15h), com entrada franca (os oitenta primeiros que chegarem).

TADASHI ENDO E O BUTOH MA

Atualmente, Tadashi Endo é, além de dançarino de Butoh e coreógrafo, diretor do centro coreográfico e festival internacional MAMU – Butoh Center em Göttingen, Alemanha. Seus solos incluem os espetáculos MA, Synapsis, Kara Da Kara, Tasogare, MAbeMA (em homenagem ao pintor nipo-brasileiro Manabu Mabe), One-Nine-Four-Seven e Ikiru, performance improvisacional em homenagem a Pina Bausch. Em 2008 e 2009, participou e fez a preparação de dança do filme Hanami - Cerejeiras em Flor, da cineasta Dóris Dörrie, indicado ao Urso de Ouro no Festival Internacional de Berlim.

Tadashi Endo, aluno do grande dançarino de Butoh Kazuo Ohno, encontrou seu caminho na dança no que ele chama de “Butoh-MA”. MA no Zen-Budismo significa “vazio” e “espaço entre as coisas”.

Butoh-MA é o caminho para tornar visível o invisível. O mínimo de movimentos faz com que a expressão dos sentimentos e situações cresçam em intensidade. Torna-se mais importante manter o equilíbrio entre energia, tensão e controle, do que se preocupar com a forma e a estética dos movimentos. A intenção do dançarino de Butoh é encontrar a relação com seu mundo mais profundo a partir do qual sua dança ganha corpo e se expressa no espaço e no tempo. A maneira particular que o Butoh trabalha o corpo, abre caminhos de busca para atores e bailarinos, dado que sua principal característica é o encontro de uma dança que seja antes de tudo conectada com a pessoa que a realiza.

“O dançarino não deve dançar, mas ser dançado”. Através de trabalhos práticos, individuais e em grupos, com exercícios criados pelo próprio Endo, e outros com grandes influências do teatro clássico japonês, Noh e Kabuki, os participantes terão a oportunidade de vivenciar alguns elementos od butoh: as diversas dinâmicas de tempo e ritmo, a variação espacial dos movimentos, os pés como único órgão de visão e percepção, a transformação de imagens em movimento, as diferentes qualidades de energia, o corpo-metamorfose, etc.

INDICAMOS!!!

Clique AQUI para saber o que está EM CARTAZ NO CEARÁ.

Veja abaixo vídeo com trechos do espetáculo:


Serviço:

ESPETACULO “IKIRU” – solo de TADASHI ENDO
THEATRO JOSE DE ALENCAR
Sábado, 24 de Março de 2012 - 20h - 750 lugares
R$ 10 e 20,00
DEMONSTRAÇÃO DE BUTOH-MA
No mesmo dia e lugar, às 15h - 80 lugares
Acesso gratuito por ordem de chegada. Leve flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...