quinta-feira, 15 de março de 2012

MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DO TEATRO DE 2012 - INSTITUTO INTERNACIONAL DO TEATRO

O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de março e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes do espetáculo da noite nos teatros do mundo inteiro.

A primeira mensagem foi escrita por Jean Cocteau (França), em 1962; em 2009, pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal (que veio a falecer logo a seguir, em 02-05-2009); em 2010 por Dame Judi Dench (Inglaterra) e no ano passado (2011) pela africana Jessica Atwooki Kaahwa.

O Instituto Internacional de Teatro, com sede na Suíça acabou de divulgar a mensagem de 2012, que foi escrita pelo norte-americano John Malkovich e traduzida para o português pelo diretor da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS (Ceara - Brasil) Tonico Lacerda Cruz.

Clique AQUI para saber mais sobre o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Clique AQUI para saber mais sobre o DIA NACIONAL DO CIRCO.

Clique AQUI para ver a MENSAGEM DE 2011.


Breve biografia de John Gavin Malkovich
(autor da mensagem do Dia Internacional do Teatro de 2012)

John Gavin Malkovich, nascido em Benton (EUA), em 9 de Dezembro de 1953) é um ator, produtor, empresário e diretor norte americano.

Nasceu numa família rica e abastada. O pai, Daniel Malkovich (n. 1926 - m. 1980), era engenheiro ambiental e, administrador de uma linha de revistas da especialidade. A mãe, Joe Ann Malkovich (Choisser em solteira) era jornalista e diretora de um jornal estadual, o Benton Evening News. O trabalho de Daniel na área da conservação da natureza foi bastante notável, por isso a família Malkovich é conhecida por apelar ao ambientalismo. John começou a representar ainda em estudante, na Benton High School. Foi também um bom desportista.

Tem uma sólida formação dramática, participou de mais de cinquenta montagens teatrais independentes como ator e diretor, antes de triunfar no cinema no papel de Valmont em Dangerous Liaisons (Ligações Perigosas, 1988), de Stephen Frears. Outros títulos destacados da sua filmografia são Empire of the Sun (O Império do Sol, 1987), Of Mice and Men (De Ratos e Homens, 1992), In the Line of Fire (Na Linha de Fogo, 1993), Mary Reilly (1996) e Rounders (1997). Em 1998 dirigiu o seu primeiro filme Dancer Upstairs, e em 2000 rodou na Espanha, Passos de Baile, protagonizado por Javier Bardem.

Desenvolveu uma enorme paixão pela França, passando aí grandes temporadas. É fluente na Língua Francesa (fez inclusive uma série celébre 'Les Misérables' – Os Miseraveis, para televisão). Juntamente com o empresário da área da noite Manuel Reis, é proprietário de um bar-discoteca em Lisboa, o Lux. É casado com Nicoletta Peyran, com quem teve duas filhas.

Leia a seguir a íntegra da mensagem:
(Traduzido para o português por Tonico Lacerda Cruz, Diretor Teatral da CIA. PLURAL DE ARTES CÊNICAS - Ceara - Brasil)

"Estou honrado por ter sido convidado pelo Instituto Internacional de Teatro ITI, orgão da UNESCO, para escrever esta mensagem, em comemoração ao 50 º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou abordar meus breves comentários aos meus companheiros trabalhadores de teatro, colegas e camaradas:

Que a sua arte seja atraente e original. 

Que ela seja profunda, comovente, contemplativa, e única. 

Que ela possa nos ajudar a refletir sobre a questão do que significa ser humano, e que a reflexão pode ser abençoada com o coração, a sinceridade, franqueza e graça. 

Que você possa superar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, como muitos de vocês certamente terão que fazer. 

Que vocês sejam abençoados com o talento e o rigor para nos ensinar sobre a batida do coração humano em toda sua complexidade, e a humildade e curiosidade para fazer o trabalho da sua vida. 

E que o melhor de você - para ele só será o melhor de você, e mesmo assim só nos momentos mais raros e mais breves - ter sucesso na hora de enquadrar o mais básico das perguntas: "Como é que vamos viver?" Merda!!!". (John Malkovich) 


Mensagem do Movimento de Teatro de Grupo do Brasil

Neste 27 de março, dia mundial do teatro, o Redemoinho - Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo lança o vídeo A Eterna Peleja entre o Capital e Aquilo que é Capital, com grupos de teatro de todo o país posicionando-se diante do atual panorama das políticas públicas para a cultura nas esferas municipais, estaduais e federal. 

Assista o vídeo:



Segue abaixo o texto/manifesto do vídeo:

A Eterna Peleja entre o Capital e Aquilo que é Capital
Redemoinho, 27 de março de 2012

Prezado Secretário de Estado, Prezado Diretor Geral,
Prezada Superintendente, Excelentíssima Ministra,
Prezados e prezadas de todo o País, escutai-nos!

Se soarmos, assim, repetitivos,
Perdoai-nos, oh, senhores e senhoras!
É que assim, obstinados, o fazemos:
Ensaiamos todo dia, toda hora!

Não nos furtamos, pois, nesta missiva,
De ecoar o nosso coro tão antigo:
Já há dez anos pleiteamos nosso Prêmio:
O do Teatro, o do Brasil, o da Alforria.

Da liberdade do "Senhor do Capital"
Que só navega o mar dourado do incentivo.
Pelo fomento ao que, de fato, é brasileiro!
Do que é contínuo, permanente e inventivo!

E em uníssono, também reivindicamos,
Que paguem aquilo que nos devem, há tanto tempo:
Myriam Muniz, Procultura e outros tantos.
Pois já vivemos entre "trancos e barrancos".

Se "fim de ano" não é dezembro,
E "mês que vem" não é janeiro,
"Primeiro trimestre" passa março
Então, "abril" é o terceiro?

Porque não podem organizar a casa toda?
Um cronograma anual caía bem.
Mas bem sabemos, há eleição e coisa tal,
Também tem Copa e coisas mais, que não convém...

Nosso recado "epistolovisual"
Segue nas redes, por aí, Brasil afora,
Pra Fundações, Secretarias e Conselhos,
Para quem curtir, compartilhar, mandar na hora!

Redemoinho é de vento e é de água
Enxuga e molha, é aspiral, nunca tem fim.
Em todo canto canta sua toada
Reverberando sua voz pelos Brasis.
.

Um comentário:

Obrigado pela visita. Ficaremos felizes se voce fizer seu comentário sobre esta postagem. Continue acompanhando nossa ARTE PLURAL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...